Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

8 Fevereiro 2021

Centro de Vacinação COVID-19 de Coimbra começa a funcionar sexta-feira

O Centro de Vacinação COVID-19 de Coimbra está a ser preparado pela Câmara Municipal e pela autoridade de saúde local nas instalações desportivas municipais na Praça Heróis do Ultramar. A segunda fase de vacinação (que incluiu pessoas com mais de 80 anos e de 50 anos de idade com doenças associadas) inicia-se na próxima sexta-feira, foi hoje anunciado numa visita ao local, em que participaram o presidente da autarquia, Manuel Machado, a presidente a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Rosa Reis Marques, o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego, José Luís Biscaia, os vereadores Carlos Cidade e Regina Bento, entre outros responsáveis da autoridade de saúde local.

O plano de vacinação contra a COVID-19 na Região Centro para pessoas com mais de 80 anos ou de 50 anos com doenças associadas tem início na sexta-feira em oito locais de vacinação, foi hoje anunciado, sendo um deles nas instalações desportivas municipais na Praça Heróis do Ultramar, em Coimbra.

 

Esta manhã, numa visita ao local com a comunicação social, Manuel Machado destacou que a “Câmara Municipal coopera, supletivamente, como é seu dever, com as demais entidades do Estado que se envolvem, que se empenham na resolução deste problema, que é um desígnio nacional”. “E o nosso contributo é de ajudar as entidades públicas diretamente envolvidas e responsáveis pelas operações nos meios técnicos, nos meios físicos, na logística e no apoio também de recursos humanos”, salientou o autarca anunciando que a CM Coimbra disponibilizou ao “ACES e ao Ministério da Saúde recursos humanos complementares para fazerem o desdobramento de mensagem por SMS ou outras formas de convocação para a vacina, de modo a que haja contacto telefónico de garantia e se houver dificuldade de transporte, asseguramos o transporte das pessoas para o centro de vacinação”, concluiu, garantindo que a autarquia vai ajudar em tudo o que estiver ao seu alcance.

 

Já a presidente da ARSC agradeceu a Manuel Machado e à Câmara de Coimbra pela disponibilização e montagem destas instalações. A responsável mostrou-se convicta de que até ao final de março será possível ter os “mais idosos ou mais frágeis” vacinados em simultâneo com as duas doses. “As pessoas serão vacinadas partindo dos de maior idade para os de menor idade, sempre tendo em conta também as respetivas comorbilidades, no sentido de darmos estabilidade, conforto, sossego e conforto aos nossos idosos e às pessoas mais frágeis, que é um desígnio para todos nós”, sublinhou a dirigente.

 

Na sexta-feira, será o início simbólico do processo para estes dois grupos com a vacinação de 1.500 pessoas, de um universo regional de 150 mil cidadãos com mais de 80 anos e 90 mil com mais de 50 anos e doenças associadas.

 

De acordo com José Luís Biscaia, diretor do ACES do Baixo Mondego, já chegaram as vacinas da AstraZeneca e o processo entrará depois em “velocidade de cruzeiro”. Os cidadãos vão ser contactados com antecedência para a vacinação por mensagem de telemóvel, através do número 2424, com o seu nome e o local de vacinação, caso as pessoas não tenham telemóvel serão contactados por telefone pelas unidades de saúde, explicou José Luís Biscaia.

 

“Ninguém ficará de fora”, garante o responsável, salientando a existência de “parcerias virtuosas” com as autarquias para a criação de espaços de vacinação, uma vez que os Centros de Saúde não têm capacidade física para responder às necessidades do plano. O diretor do ACES do Baixo Mondego agradeceu também a colaboração ativa e muito importante da Câmara de Coimbra.

 

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)