19 Fevereiro 2021

CM Coimbra disponibiliza cerca de 2500 equipamentos informáticos para ensino online

CM Coimbra disponibiliza cerca de 2500 equipamentos informáticos para ensino online

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra mantém-se atenta aos novos desafios colocados pela pandemia no ensino e às necessidades dos alunos. Desde abril, que a autarquia começou a disponibilizar 1300 equipamentos a quem deles necessita, de forma a assegurar igualdade de oportunidades no acesso à educação. Hoje, a autarquia começa a distribuir mais 1150 equipamentos que adquiriu para fazer face a eventuais necessidades. No total, o investimento municipal nesta matéria é já de cerca de 650 mil euros.

Desde abril do ano passado, que a CM Coimbra tem mais de 1300 equipamentos informáticos (internet e tablets) disponibilizados, a título de empréstimo, aos alunos que deles necessitam. Ao todo são mais de 930 tablets e mais de quatro centenas de acessos banda larga à internet que foram cedidos gratuitamente.

 

Agora, com a retoma do ensino online, a CM Coimbra está a adquirir e começa hoje a distribuir mais 650 computadores portáteis e mais 500 acessos em banda larga à internet.

 

“A Câmara Municipal empresta os equipamentos às direções das escolas e estas emprestam aos alunos”, disse Manuel Machado aos jornalistas num encontro na EB 2,3 Rainha Santa Isabel. O autarca explicou que os materiais são atribuídos “em função das necessidades” dos utilizadores, uma avaliação que não depende apenas da situação económica dos agregados familiares. “É feita uma avaliação mais personalizada. Não nos fixamos apenas nos escalões” [de concessão de apoios sociais aos alunos], adiantou.

 

Na sessão de entrega dos computadores estiveram presentes os vereadores Jorge Alves e Carina Gomes, da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Andreia Vilas, e o diretor do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Nuno Dias, entre outros docentes.

 

A CM Coimbra mantém-se também atenta às dificuldades dos alunos e dos professores para enfrentarem os desafios impostos pelo ensino em contexto de pandemia, pelo que voltou a disponibilizar, também à semelhança do que aconteceu no ano passado, uma plataforma de ensino à distância (https://ead.cm-coimbra.pt/), com o objetivo de ajudar a ultrapassar esses constrangimentos.

 

Esta plataforma de ensino à distância é disponibilizada a todos os alunos e professores do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino público do concelho de Coimbra. Ao todo são mais de 4800 crianças, de 245 turmas, dos seis agrupamentos de escolas que voltam a beneficiar desta medida da CM Coimbra que possibilita o trabalho em rede, em ambiente fechado e seguro, facilitando a partilha de conteúdos e a interação necessária ao desenvolvimento de atividades educativas bem como à sua monitorização e acompanhamento por parte dos docentes. Uma plataforma que integra recursos educativos e pedagógicos que permitem criar um ambiente inovador, interativo e estimulante, com centenas de atividades multimédia, interativas e dinâmicas, para serem utilizadas em casa, através das quais as crianças poderão aprender ao seu ritmo e de forma criativa.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×