5 Fevereiro 2021

CM Coimbra disponibiliza plataforma online de apoio ao ensino à distância

CM Coimbra disponibiliza plataforma online de apoio ao ensino à distância

Em abril do ano passado, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra criou uma plataforma online de apoio ao ensino à distância, que foi logo disponibilizada no início do terceiro período desse ano letivo. Agora, depois de uma nova interrupção das atividades presenciais, como medida de combate à pandemia COVID-19, a autarquia disponibiliza novamente, de forma gratuita, a E@D.Coimbra a todos os alunos e professores do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino público do concelho. O objetivo é apoiar no regresso às aulas que acontece já na próxima segunda-feira, 8 de fevereiro, novamente no modelo online. Há 10 meses que a autarquia tem mais de 1300 equipamentos informáticos (internet e tablets) disponibilizados aos alunos que deles necessitam, de forma a assegurar também igualdade de oportunidades no acesso à educação.

A CM Coimbra mantém-se atenta às dificuldades dos alunos e dos professores para enfrentarem os desafios impostos pelo ensino em contexto de pandemia. Com o objetivo de ajudar a ultrapassar esses constrangimentos, a CM Coimbra volta a disponibilizar gratuitamente a E@D.Coimbra (https://ead.cm-coimbra.pt/).

 

Esta plataforma de ensino à distância é disponibilizada a todos os alunos e professores do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino público do concelho de Coimbra. Ao todo são mais de 4800 crianças, de 245 turmas, dos seis agrupamentos de escolas que vão voltar a beneficiar desta medida da CM Coimbra que possibilita o trabalho em rede, em ambiente fechado e seguro, facilitando a partilha de conteúdos e a interação necessária ao desenvolvimento de atividades educativas bem como à sua monitorização e acompanhamento por parte dos docentes. Uma plataforma que integra recursos educativos e pedagógicos que permitem criar um ambiente inovador, interativo e estimulante, com centenas de atividades multimédia, interativas e dinâmicas, para serem utilizadas em casa, através das quais as crianças poderão aprender ao seu ritmo e de forma criativa.

 

Antecipando alguma dificuldade sentida pelos encarregados de educação no que respeita ao acesso e funcionamento da plataforma, a CM Coimbra vai promover uma sessão de apresentação e de esclarecimentos. A sessão é gratuita e terá lugar no próximo dia 11 de fevereiro, pelas 19h00, podendo inscrever-se através do link: http://bit.ly/EDCoimbra-sessao. Uma sessão semelhante, mas dirigida aos professores, decorre no mesmo dia, mas pelas 17h00.

 

Recorde-se ainda que, também desde abril do ano passado, que a CM Coimbra tem mais de 1300 equipamentos informáticos (internet e tablets) disponibilizados, a título de empréstimo, aos alunos que deles necessitam, de forma a assegurar também igualdade de oportunidades no acesso à educação. Ao todo são mais de 930 tablets e mais de quatro centenas de acessos banda larga à internet que foram cedidos gratuitamente e que, em caso de necessidade, serão reforçados.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×