30 Março 2021

Câmara de Coimbra avança com plano de testagem aos trabalhadores dos SMTUC

Câmara de Coimbra avança com plano de testagem aos trabalhadores dos SMTUC

A Câmara Municipal de Coimbra vai avançar com um plano de testagem à COVID-19 aos trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) com maior exposição ao risco de contágio. Uma medida de saúde pública que visa detetar e interromper precocemente eventuais cadeias de contágio, agora que está previsto no plano de desconfinamento do Governo que as atividades escolares presenciais, do pré-escolar ao 3º Ciclo, retomem a partir de 5 de abril.

A Câmara de Coimbra vai avançar com um plano de testagem aos trabalhadores dos SMTUC, através de testes rápidos de antigénio à COVID-19, realizados pela Cruz Vermelha Portuguesa. O objetivo é detetar eventuais cadeias de contágio junto dos trabalhadores com maior risco de exposição, isto é, agentes únicos (motoristas), bilheteiros e fiscais.

 

A metodologia de testagem passa por uma seleção aleatória entre os cerca de 330 trabalhadores destes serviços, dos quais se excluem os que tenham tido resultado positivo à COVID-19 recentemente e os que, à data, já tenham sido vacinados. A seleção será de 30 trabalhadores por semana, considerando 15 testes efetivos e 15 trabalhadores suplentes. A marcação será efetuada com 72 horas de antecedência e a realização dos testes será no horário previamente definido com a Cruz Vermelha Portuguesa, sempre sem comprometer o normal funcionamento dos serviços. O resultado do teste será enviado para o trabalhador, que deverá depois informar o seu superior hierárquico.

 

O processo de testagem é inteiramente voluntário, sendo que a autarquia apela à colaboração de todos os trabalhadores, de modo a que seja possível cumprir da melhor forma o objetivo de disseminação do vírus SARS-CoV-2 nos SMTUC, que prestam serviços imprescindíveis à população.

 

Esta medida foi adotada na prossecução da responsabilidade que assiste à entidade empregadora na salvaguarda da segurança e saúde dos seus trabalhadores, tendo em conta o reinício das atividades escolares a 5 de abril, entre outras medidas de desconfinamento definidas pelo Governo, e tem como objetivo prevenir a disseminação do coronavírus numa altura de maior desconfinamento e consequentemente maior número de contactos, interrompendo precocemente eventuais cadeias de contágio.

 

Recorde-se que a autarquia já adotou esta medida para outros serviços classificados como imprescindíveis e que estão mais expostos ao risco de contágio, designadamente os Bombeiros Sapadores (com testagem antes da entrada de cada turno ao serviço), os agentes de Polícia Municipal e os técnicos superiores responsáveis pela monitorização do serviço de refeições nos estabelecimentos escolares.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×