26 Março 2021

Centro de Vacinação COVID-19 de Coimbra vai ser ampliado para vacinar 1500 pessoas/dia

Centro de Vacinação COVID-19 de Coimbra vai ser ampliado para vacinar 1500 pessoas/dia

O Centro de Vacinação COVID-19 de Coimbra, instalado nas instalações desportivas municipais na Praça Heróis do Ultramar, vai ser ampliado passando a ocupar todo o espaço do pavilhão. O objetivo é aumentar a capacidade de vacinação de 700 para 1500 pessoas/dia, de forma a dar resposta a um previsível reforço do plano de vacinação que irá beneficiar de um expectável aumento da disponibilidade de vacinas nas próximas semanas, de acordo com a Task Force nacional. A adaptação foi autorizada pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, “atento o manifesto interesse público do importantíssimo trabalho a empreender para defesa da saúde da nossa comunidade”.

Nos próximos dias, a Câmara de Coimbra, em coordenação com a autoridade de saúde local, vai ampliar o Centro de Vacinação COVID-19, que vai assim passar a ocupar todo o espaço do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia.

 

O objetivo é permitir que a capacidade de vacinação atual de 700 pessoas/dia seja aumentada para 1500 pessoas/dia, tendo em consideração um expectável aumento da disponibilidade de vacinas no próximo trimestre, de acordo com a Task Force nacional.

 

Esta nova adaptação, solicitada pela autoridade de saúde local, foi autorizada pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, “atento o manifesto interesse público do importantíssimo trabalho a empreender para defesa da saúde da nossa comunidade”. O autarca autorizou igualmente a colaboração dos funcionários municipais, bem como dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), nas ações conjuntas que se mostrem necessárias para o êxito desta missão, designadamente no transporte das pessoas que não tenham meios para se deslocarem para a vacinação. Um serviço que a autarquia tem disponibilizado desde o início deste processo, sempre que solicitado via centros de saúde. O transporte é prestado gratuitamente através do serviço de transporte especial dos SMTUC e o importante, salienta Manuel Machado, “é que ninguém fique sem a vacina a que tem direito por não ter como se deslocar”.

 

A necessidade imperativa para o interesse público de ocupação do pavilhão vai inviabilizar a utilização desportiva do mesmo, previsivelmente, até final do mês de julho, tendo a situação já sido comunicada aos clubes pelo vereador do Desporto, Carlos Cidade. O autarca apela à “especial compreensão” de todos em “nome da salvaguarda da saúde pública dos nossos concidadãos”.

 

Recorde-se que, na última reunião do Conselho Municipal de Saúde de Coimbra, realizada a 15 de março, o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Mondego, José Luís Biscaia, informou os presentes de que o plano de vacinação em Coimbra “está a correr bem”. Os grupos de profissionais considerados prioritários na primeira fase já receberam a vacinação completa, os lares e as Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI) também – cerca de 40 instituições que representam quase duas mil pessoas – e, relativamente à população prevista nesta segunda fase, já tinham sido vacinados (até àquele dia), com a primeira dose, 5034 idosos com mais de 80 anos (num universo de 11.659) e 1804 pessoas com mais de 50 anos e morbilidades associadas (num universo de 7684).

 

“A leitura é positiva, está a correr bem”, concluiu o diretor do ACeS, relembrando a todos que “o centro de vacinação de Coimbra está instalado no Pavilhão Municipal Mário Mexia, foi criado em colaboração com a Câmara Municipal” e tem uma presença diária de cerca de 20 enfermeiros, seis médicos, três secretários clínicos e mais um conjunto de alunos internos, a tempo inteiro.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×