17 Março 2021

Remoção de amianto nas escolas “a bom ritmo” – Manuel Machado

Remoção de amianto nas escolas “a bom ritmo” – Manuel Machado

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra e da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, disse ontem no parlamento que as obras de remoção de amianto das escolas está a decorrer “a bom ritmo” na “maioria” dos concelhos. Em Coimbra, as empreitadas de remoção de fibrocimento nas escolas básicas de Ceira e de Taveiro estão concluídas, bem como nos jardins de infância de Brasfemes e da Solum. Já na escola secundária Jaime Cortesão a empreitada decorre a bom ritmo e após terminada avança a obra para as escolas básicas de Trouxemil e de S. Silvestre, que integram o mesmo lote. Na escola básica Eugénio de Castro a obra já se iniciou. Estas intervenções de melhoria das escolas representam um investimento superior a 660.000 euros.

O autarca foi ouvido ontem à tarde na comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território sobre o ponto de situação do processo de remoção das coberturas de fibrocimento dos edifícios escolares, que está a ser executado pelos municípios.

 

“É um processo complexo, que levou tempo a montar, mas que agora está em velocidade cruzeiro. Numa boa parte dos municípios a remoção do fibrocimento foi desencadeada e está em execução”, indicou Manuel Machado.

 

Questionado pelos deputados sobre os motivos para a morosidade do processo, o presidente da ANMP explicou que algumas autarquias depararam-se com “dificuldades processuais e burocráticas”, que “levaram tempo a ser ultrapassadas”.

 

O autarca apontou ainda para o facto de alguns municípios terem ficado na expectativa de virem a ser ressarcidas a 100% do custo que terão nas empreitadas para a remoção das coberturas de fibrocimento, segundo foi protocolado com a tutela. “Houve autarquias que preferiram não desencadear os procedimentos de contratação pública sem terem a garantia absoluta de que eram ressarcidas das despesas efetivamente suportadas”, apontou.

 

A esse propósito, Manuel Machado ressalvou que a Câmara de Coimbra decidiu avançar com os procedimentos concursais, uma vez que confia que o Governo irá “cumprir com o acordado”. “Até agora nenhum membro do Governo veio negar essa situação. A despesa realmente suportada será ressarcida a cada uma das câmaras municipais. Se assim não acontecer seremos os primeiros a denunciar esse incumprimento”, alertou.

 

A empreitada de remoção de fibrocimento nas escolas básicas de Ceira e de Taveiro estão concluídas, bem como nos jardins de infância de Brasfemes e da Solum. Já na escola secundária Jaime Cortesão a empreitada decorre a bom ritmo, e após terminada avança a obra para as escolas básicas de Trouxemil e de S. Silvestre, que integram o mesmo lote. Na escola básica Eugénio de Castro a obra já se iniciou. Estas intervenções de melhoria das escolas representam um investimento superior a 660.000 euros.

 

O presidente da ANMP indicou ainda que, neste momento, as Comunidades Intermunicipais se encontram a analisar as candidaturas dos municípios, para que venham a ser ressarcidos das despesas, um processo que deverá estar concluído no final deste mês.

 

Em junho de 2020, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou o lançamento de um programa para a erradicação do amianto em 700 escolas do país, no valor de 60 milhões de euros, aproveitando o encerramento dos estabelecimentos de ensino devido à pandemia de COVID-19. Dias depois, foi publicada a lista das escolas onde o amianto ia ser removido, ao abrigo desse programa financiado por verbas comunitárias, identificando 578 estabelecimentos de ensino. No final de janeiro deste ano, o Governo assegurou que o programa nacional para a remoção de amianto nas escolas está a decorrer “com sucesso”, com intervenções previstas para 90% dos 897 mil metros quadrados identificados, mantendo a disponibilidade para mais candidaturas.

 

LUSA/ CM Coimbra

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×