15 Abril 2021

Coimbra vai ter uma companhia profissional de dança antes de 2027

Coimbra vai ter uma companhia profissional de dança antes de 2027

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, anunciou ontem que a cidade vai ter uma companhia profissional de dança antes de 2027, ano em que o concelho pretende ser Capital Europeia da Cultura (CEC). Em conversa com os jornalistas, o presidente da Câmara realçou que a candidatura é “agregadora”, em que todos “têm lugar para participar e trazer ideias novas e acrescentar” e que a candidatura é sobretudo a pensar no que fica depois da festa.

“Temos procurado desenvolver toda esta ação [a candidatura à CEC 2027], procurando consensos e acrescentos, incluindo a dança. A dança foi uma das ideias que surgiu”, disse Manuel Machado, que falava aos jornalistas à margem da apresentação oficial da imagem da candidatura de Coimbra.

 

Questionado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Coimbra afirmou que haverá uma companhia profissional de dança antes de 2027. “Está previsto uma iniciativa para a criação da companhia profissional de dança e, em breve, daremos conta do desenvolvimento do processo. É uma das áreas que precisa de ser reforçada”, notou.

 

O próprio “Pacto de Cidade” para a candidatura de Coimbra a CEC 2027, um documento aprovado por unanimidade pela Câmara e Assembleia Municipal, aponta como uma das fragilidades do concelho a ausência de uma companhia de dança profissional.

 

Manuel Machado chamou ainda a atenção para o Conservatório de Música de Coimbra, que conta com oferta educativa na área da dança, salientando que também estão a depositar “uma grande esperança” nos jovens formados nessa instituição.

 

Em conversa com os jornalistas, o presidente da Câmara de Coimbra realçou que a candidatura é “agregadora”, em que todos “têm lugar para participar e trazer ideias novas e acrescentar”. “2027 é apenas uma data. Para nós, interessa a viagem que estamos a fazer em conjunto. Há o desafio de pensar para além de 2027. Houve outras experiências que a Capital Europeia da Cultura foi um ‘happening’ e depois fechou”, constatou o autarca.

 

A imagem da candidatura de Coimbra a CEC 2027 foi escolhida a partir de um concurso público lançado pelo município, que contou com mais de uma centena de concorrentes, com criadores de norte a sul do país.

 

LUSA/CM Coimbra

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×