15 Junho 2021

Câmara avança com procedimento para atribuição de lugares na feira do Bairro Norton de Matos

Câmara avança com procedimento para atribuição de lugares na feira do Bairro Norton de Matos

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, uma proposta de abertura de procedimento com vista à atribuição dos espaços destinados à venda de produtos não alimentares da feira do Bairro Norton de Matos. A proposta passa pela abertura de um período de candidaturas para os feirantes e pelo sorteio dos lugares disponíveis. O sorteio será realizado no dia 7 de julho e os títulos de ocupação serão atribuídos no dia 9 de julho, de forma que a feira do Bairro Norton de Matos inicie a atividade, com área alimentar e não alimentar, já no próximo dia 10 de julho.

A pandemia COVID-19 obrigou a alterações significativas no quotidiano das pessoas e das organizações. A feira do Bairro Norton de Matos, enquanto espaço informal ao longo dos anos, não foi exceção e a sua continuidade está dependente do cumprimento de regras de funcionamento, entre as quais a distribuição dos lugares de venda, de forma que a CM Coimbra tenha conhecimento efetivo de quem lá vende, em que condições, que espaço ocupa e no respeito integral das regras determinadas pelas autoridades para a contenção da pandemia COVID-19. Nesse sentido, os serviços municipais apresentaram uma proposta, que acabou por ser aprovada na reunião do executivo municipal de segunda-feira.

 

Os vendedores que pretendam desenvolver a sua atividade na feira do Bairro Norton de Matos podem candidatar-se à ocupação de lugares 20 dias a seguir à publicação do edital (que foi analisado na reunião do executivo municipal para ser, entretanto, publicado) e até às 16h30 do dia 5 de julho. As candidaturas deverão ser apresentadas presencialmente, ou via CTT (com aviso de receção), com os seguintes documentos: requerimento próprio disponível nos serviços de atendimento municipal, devidamente preenchido e assinado; comprovativo de entrega da mera comunicação prévia para o acesso à atividade de feirante; comprovativo do início de atividade de feirante junto da Autoridade Tributária e Aduaneira, declaração de não dívida à Autoridade Tributária e Aduaneira, declaração de não dívida à Segurança Social. Não serão aceites candidaturas que sejam remetidas por correio eletrónico.

 

O sorteio será realizado no dia 7 de julho, pelas 10h00, na Sala dos Claustros nos Paços do Concelho. Vão ser sorteados os lugares destinados à venda de produtos não alimentares, nomeadamente 35 lugares com 10 metros de frente de venda e três metros de largura (referência A); 22 lugares com cinco metros de frente de venda e três metros de largura (referência B); e dois lugares com 10 metros de frente de venda e seis metros de largura, destinados a venda com apoio de veículos. Os espaços serão atribuídos pelo prazo de um ano, renovável, desde que sejam cumpridas as regras de funcionamento da feira, nomeadamente a assiduidade e o pagamento das respetivas taxas.

 

O título de ocupação referente à atribuição de cada espaço de venda será entregue ao respetivo feirante até ao dia 9 de julho. O feirante deverá, por isso, levantar o título e efetuar o pagamento da taxa até esse dia, caso contrário a atribuição ficará sem efeito e o espaço de venda será atribuído ao feirante posicionado imediatamente a seguir na lista. A CM Coimbra admite trocas e permutas de lugares de venda entre os sorteados, mediante um requerimento escrito e assinado em conjunto pelas duas partes. Recorde-se que a atividade da feira, com área alimentar e não alimentar, inicia-se a 10 de julho próximo e que o procedimento tem validade até ao dia 5 de julho de 2023.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×