4 Agosto 2021

Câmara de Coimbra reabilita e melhora mais cinco escolas

Câmara de Coimbra reabilita e melhora mais cinco escolas

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai intervir para melhorar mais cinco escolas do concelho, num investimento global de cerca de 180.000€. A Escola Básica de 1º Ciclo (EB1) de Torre de Vilela vai receber uma reabilitação mais profunda no exterior, enquanto as EB1 da Adémia, de Ribeira de Frades, de São Bartolomeu e o Jardim de Infância (JI) de São João do Campo vão receber melhoramentos ao nível das fachadas e das coberturas dos edifícios. Nos últimos anos, a autarquia já interveio melhorando 12 estabelecimentos de ensino, estando em curso procedimentos para requalificar mais três escolas, para além das cinco intervenções atrás mencionadas.

A CM Coimbra vai intervir para melhorar as EB1 de Torre de Vilela, da Adémia, de Ribeira de Frades, de São Bartolomeu e o JI de São João do Campo, num investimento global de cerca de 180.000€.

 

A intervenção na EB1 de Torre de Vilela passa pela demolição do muro posterior da escola e a construção de um novo muro de suporte. O edifício vai receber ainda uma nova pintura exterior e a cobertura e caixilharias serão revistas. A intervenção passa também pela reabilitação da pavimentação exterior, pela plantação de novas árvores e arbustos e pela construção de um palco no recinto escolar. Esta plataforma pretende servir para jogos lúdicos de representação, música ou outras atividades pedagógicas. Na envolvente, prevê-se também a criação de uma zona pavimentada com um banco e uma horta.

 

Já as intervenções na EB1 da Adémia, de Ribeira de Frades, de São Bartolomeu e o JI de São João do Campo visam melhoramentos nas fachadas e coberturas dos edifícios existentes, que embora se encontrem em razoável estado de conservação, apresentam alguma deterioração, consequência natural do envelhecimento e desgaste associado a este tipo de equipamentos.

 

Os trabalhos consistem, na generalidade, em limpeza, reparação e pintura dos paramentos exteriores dos edifícios escolares, muros envolventes e telheiros; a reparação e pintura de portas exteriores; e a limpeza e reparação de cobertura em telha incluindo remates de transição. Estas obras pretendem resolver problemas de infiltrações, manchas, fungos e vegetação parasitária que com os anos começa a aparecer.

 

Recorde-se que a Câmara de Coimbra tem requalificado vários estabelecimentos de ensino. Para além de estar a desenvolver um projeto para requalificar e ampliar a EB1 de Eiras, a autarquia requalificou, designadamente, a EB1 Almas de Freire, o novo Centro Escolar do Loreto e a EB1 Bairro Norton de Matos, tem em curso a requalificação da EB1 de Antuzede e brevemente terão início as obras de requalificação da EB1 da Solum (Anexas). No início do passado mês de julho, foram concluídas todas as empreitadas de retirada do fibrocimento com amianto das escolas básicas Eugénio de Castro, de Taveiro, de Ceira, de Trouxemil, de S. Silvestre, da escola secundária Jaime Cortesão e dos Jardins de Infância de Brasfemes e da Solum. Em curso estão ainda procedimentos de contratação pública com vista à construção de um novo Centro Escolar em Cernache.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×