3 Agosto 2021

Municípios avançam com Ciclovia do Mondego para ligar Coimbra à Figueira da Foz

Municípios avançam com Ciclovia do Mondego para ligar Coimbra à Figueira da Foz

Os municípios de Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz assinaram hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Coimbra, na presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, um contrato interadministrativo de delegação de competências para a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra avançar com a Ciclovia do Mondego. A empreitada que deverá ser lançada até ao final do ano, vai ligar Coimbra à Figueira da Foz, aproveitando todo o vale do Mondego, estando previsto serem infraestruturados 44 quilómetros de ciclovia, num investimento global previsto de 3,5 milhões de euros, que conta com financiamento comunitário.

Na abertura da sessão de apresentação da Ciclovia do Mondego, o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, recordou que este projeto era “já uma muito antiga aspiração de ligação de mobilidade suave entre Coimbra e o Atlântico”, destacando a valorização do Mondego e das suas margens, mas também a relevância do “ponto de vista ecológico e ambiental”.

 

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, chamou a atenção para a dimensão desta empreitada, realçando que é necessário continuar a apostar em opções de mobilidade que têm baixas emissões poluentes, sendo que “nada é melhor que a mobilidade suave”.

 

Nesse sentido, notou, o Governo tem disponível uma verba de cerca de 300 milhões de euros para construir mil quilómetros de ciclovias intermunicipais até 2030. “Este é um grande projeto e é mais do que uma ciclovia para se passear”, afirmou.

 

Durante a cerimónia, o secretário executivo da CIM-RC, Jorge Brito, realçou que 80% dos trabalhadores na região deslocam-se em transporte individual, salientando que a Ciclovia do Mondego aposta na ligação entre vários “polos atratores”, como zonas industriais, escolas ou centros de saúde.

 

Em Coimbra, este projeto da Ciclovia do Mondego contará com a execução de cerca de 11km. Este percurso tem início no Açude-Ponte, onde se liga aos restantes 20 km de ciclovia já existentes e que vão até ao Vale das Flores e à Portela. Já a jusante, este novo troço vai seguir pela margem esquerda do rio, junto à Estrada do Campo, até ao limite do concelho com Montemor-o-Velho, onde se irá ligar ao restante percurso ciclável até à costa atlântica na Figueira da Foz.

 

Contabilizando os percursos existentes e os projetados, Coimbra vai passar a ter, em breve, mais de 50km de ciclovias totalmente interligadas entre si, sendo possível aceder desde a zona periurbana à zona urbana e aos principais locais de destino das viagens, onde se incluem hospitais, faculdades, escolas, centros de comércio e serviços, e equipamentos desportivos.

 

Na sessão intervieram também o vice-presidente da CIM-RC, José Brito, o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, e estiveram presentes a presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, os vereadores da CM Coimbra, Carlos Cidade, Regina Bento e Carina Gomes, e o presidente da direção do Itecons, António Tadeu.

 

LUSA / CM Coimbra

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×