15 Setembro 2021

Câmara e UC apresentam candidatura conjunta ao PRR

Câmara e UC apresentam candidatura conjunta ao PRR

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra e a Universidade de Coimbra (UC) apresentaram, no passado dia 13 de setembro, na Sala do Senado da Reitoria da UC, um projeto de candidatura conjunto ao PRR orçado em 30M€. Manuel Machado salientou que este projeto vai aumentar a capacidade da Universidade em formar pessoas e formar as pessoas numa perspetiva de futuro, emprego e trabalho. Já Amílcar Falcão enalteceu as boas relações e parcerias com a Câmara Municipal e afirmou que este projeto pretende que seja possível dar “um salto qualitativo até 2025”, alterando a forma de funcionamento da Universidade de Coimbra, com “mais internacionalização e uma ação territorial mais forte”.

A UC e a CM Coimbra vão cooperar numa candidatura ao Programa Impulso Jovens STEAM & Programa Impulso Adultos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O consórcio, que é liderado pela UC e integra mais de 100 parceiros para um projeto orçado em 30M€, intitula-se Living the Future Academy e prevê, entre outras ações, melhorar e diversificar a oferta formativa. O projeto visa contribuir para uma melhor preparação de cidadãos e profissionais, de sociedades mais resilientes e territórios mais coesos social e economicamente.

 

O projeto visa capacitar e incentivar a aprendizagem ao longo da vida, criar uma maior conexão e proximidade entre as organizações empregadoras e o ensino superior e estimular o acesso e a manutenção no ensino superior de jovens candidatos às disciplinas de Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemáticas. “É importante que a candidatura seja aprovada, porque o consórcio que a suporta, liderado pela Universidade de Coimbra, tem qualidade e tem todas as condições exigidas no aviso de concurso do PRR para sair um projeto ganhador”, afirmou o presidente da Câmara, Manuel Machado.

 

Um projeto que, salientou o autarca, “vai aumentar a capacidade da Universidade em formar pessoas e formar as pessoas numa perspetiva de futuro, emprego, trabalho”. “O objetivo é intensificar a preparação prática dos que têm formação académica, mas beneficiando de uma outra perspetiva daquilo que é a interação necessária entre uma Universidade e uma cidade, um país”, reforçou, em declarações aos jornalistas, adiantando mesmo que “vai haver formação para funcionários das autarquias, não apenas dos serviços municipais e municipalizados mas, também, nas áreas onde a Câmara Municipal age, desde os transportes públicos à eficiência energética, passando pela inovação tecnológica e comunicações”.

 

Manuel Machado elogiou a “dinâmica inovadora que é consolidada, agora, com este acordo, com este contrato, com esta parceria”. “Sublinho a importância do projeto, sobretudo, na capacidade inovadora que a Universidade evidencia aqui. Com cidadãos melhor formados, melhor preparados, garantidamente vamos ter mais e melhor empregabilidade e as empresas vão ser as primeiras a ter esse benefício. Enquanto presidente da Câmara Municipal de Coimbra é, para mim, uma honra termos a oportunidade de outorgar este acordo. A Universidade de Coimbra dá um exemplo de pioneirismo, de inovação e de vontade de participar na construção da cidade”, concluiu o autarca.

 

O elogio foi retribuído pelo reitor da UC, Amílcar Falcão, que enalteceu as boas relações e parcerias com a Câmara Municipal. Amílcar Falcão afirmou, ainda, que o projeto pretende que seja possível dar “um salto qualitativo até 2025”, alterando a forma de funcionamento da Universidade de Coimbra, com “mais internacionalização e uma ação territorial mais forte”. O reitor da UC referiu, também, que um dos pontos-chave do projeto passa pelo aumento e diversificação da oferta formativa, quer para jovens, quer para adultos, com a criação de cursos conferentes de grau – mestrados de apenas um ano e com uma “parte importante” do tempo nas empresas -, assim como pós-graduações, com ligação ao tecido empresarial da região e com uma aposta “forte” nas áreas da Saúde e da Informática.

 

Amílcar Falcão anunciou, ainda, que além da oferta formativa, o projeto prevê também a requalificação de vários espaços e a adaptação de salas de aula para garantir uma universidade ajustada às novas necessidades, apostando-se também no ensino à distância. “A aposta no ensino à distância vai ser muito maior e profissional. A operação da Universidade de Coimbra será diferente do passado e será completamente disruptiva e que nos colocará ainda mais na trajetória da internacionalização”, acrescentou o reitor, salientando que a instituição passará a ter uma espécie de “nona faculdade”.

 

O consórcio liderado pela UC envolve mais de 70 municípios dos 100 da região Centro, assim como dezenas de empresas, procurando uma ligação entre todo o território e conta com outras quatro instituições do ensino superior como copromotoras (os institutos politécnicos da Guarda e de Viseu, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Universidade dos Açores).

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×