5 Novembro 2021

CM Coimbra e Altice formalizam protocolo para reforçar expansão de fibra ótica e rede móvel

CM Coimbra e Altice formalizam protocolo para reforçar expansão de fibra ótica e rede móvel

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra e a Altice Portugal formalizaram hoje um protocolo de colaboração com o objetivo de reforçar a expansão de fibra ótica e rede móvel no concelho. O protocolo foi formalizado pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva, e pelo presidente executivo da Altice, Alexandre Fonseca, numa cerimónia que decorreu esta manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Coimbra.

O Município de Coimbra e a Altice Portugal vão cooperar para permitir o desenvolvimento de projetos de interligação em fibra ótica dos edifícios municipais, de uma forma mais eficiente e com menores custos, mediante a utilização, sempre que tecnicamente viável, das condutas da Altice e evitar a duplicação de infraestruturas no município, como uma forma de reduzir o volume de intervenções no subsolo.

 

Para o presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, este protocolo é uma boa notícia que pretende “servir o interesse público e as pessoas, que é a nossa finalidade”. O autarca salientou a partilha das condutas, o que evitará que se ande “a esburacar mais estradas e caminhos, o que provoca incómodos às pessoas”. “A melhor maneira de defender o interesse publico é cooperar com o setor privado”, destacou o edil de Coimbra, que disse ainda que “até ao Natal, 95% da freguesia de Ceira esteja finalmente devidamente servida com fibra ótica”.

 

Já o presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, salientou que a “Altice Portugal faz questão de continuar a apostar no reforço da cobertura das suas redes de comunicações, fixa e móvel, a nível nacional” e que para isso continuam “ao lado dos municípios portugueses e é com especial gosto que celebramos este protocolo com a Câmara Municipal de Coimbra para prestar a todos os residentes e aos seus muitos visitantes um serviço que responda cabalmente às suas necessidades, fomentando a coesão territorial e social”.

 

Para isso a Altice compromete-se a executar, direta e/ou indiretamente, até ao final do ano de 2022, a expansão da rede de fibra ótica no concelho de Coimbra, de forma a alcançar uma taxa de disponibilidade superior a 95% do número de fogos. Essa é uma das premissas expressas no protocolo de cooperação hoje assinado, que prevê também a execução, até 12 meses após licenciamento das várias entidades, da instalação de oito novas estações base nas freguesia de Santo António dos Olivais, União das Freguesias de Coimbra (Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu), União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, União das Freguesias de Assafarge e Antanhol, União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, União das Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela e Freguesia de Ceira, de forma a reforçar a cobertura de voz e dados móveis naquelas áreas e envolventes.

 

Já o Município de Coimbra compromete-se, entre outras questões, a estabelecer procedimentos internos que garantam a agilização dos processos de licenciamento das intervenções na via pública, com vista à expansão da rede de fibra ótica no concelho.

 

O protocolo produzirá efeitos após a sua aprovação pela CM Coimbra, sendo válido pelo período de cinco anos.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×