No âmbito das comemorações do Dia Universal dos Direitos da Criança, assinalado no dia 20 de novembro, a UNICEF Portugal promoveu a iniciativa “Tenho Voto na Matéria”, que convidava à criação de oportunidades de debate e de participação com crianças. O Município de Coimbra associou-se à iniciativa com a ação “Vereação de Portas Abertas”, promovida pela vereadora Ana Cortez Vaz, com os pelouros da Educação e da Ação Social. Para Ana Cortez Vaz, este tipo de iniciativa “aproxima os mais novos aos órgãos de decisão” e permite ainda desenvolver o seu espírito crítico bem como a sua consciência social.
A vereadora recebeu, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra, a turmas do 10º ano do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial, da Escola Secundária Jaime Cortesão, pelas 11h00, e às 14h00, a turma do 3º ano do 1º ciclo da Escola de São Bartolomeu. Em ambas as sessões, Ana Cortez Vaz pediu a colaboração dos estudantes para identificar os problemas da cidade e quais as estratégias para resolvê-los. A sessão da tarde contou ainda com a presença do presidente da autarquia, José Manuel Silva, que, com muito humor, explicou aos alunos do 3º ano o funcionamento da Câmara Municipal.
Assumindo o papel de decisores políticos por umas horas, crianças e jovens apresentaram como principais preocupações: as questões de trânsito; a falta de acessibilidades; a falta de limpeza; a quantidade de idosos a viver sozinhos; e ainda uma grande preocupação com as pessoas em situação de sem-abrigo. Já entre as soluções, destaca-se: a colocação de um “geolocalizador” para o dispositivo que a CM de Coimbra já utiliza para o acompanhamento dos idosos que residem sozinhos; o prolongamento do tempo dos semáforos destinados aos peões; ou até o aumento do número de ecopontos.
Em ambas as sessões, a vereadora Ana Cortez Vaz apresentou alguns dos técnicos responsáveis por projetos promovidos pela autarquia, como foi exemplo a apresentação do Banco de Voluntariado da CM de Coimbra aos alunos do 10º ano.