2 Fevereiro 2022

Alunos da Jaime Cortesão lesados pela utilização do pavilhão 1 do Estádio Universitário para Centro de Vacinação COVID

Alunos da Jaime Cortesão lesados pela utilização do pavilhão 1 do Estádio Universitário para Centro de Vacinação COVID

A Câmara Municipal de Coimbra tomou conhecimento pela comunicação social que cerca de 300 alunos da Escola Secundária Jaime Cortesão estavam impossibilitados de praticar Educação Física devido à utilização do pavilhão 1 do Estádio Universitário para Centro de Vacinação COVID (CVC).

Importa, pois, esclarecer que tal situação, que a Câmara Municipal desconhecia e que lamenta profundamente, não é da responsabilidade da autarquia.

De facto:

 

– Porque milhares de jovens atletas estavam a ser fortemente prejudicados na prática desportiva pela utilização do pavilhão Mário Mexia para CVC, a Câmara Municipal informou atempadamente o ACES e a ARS-C de que não iria continuar a ceder este pavilhão para esse fim. Ainda assim, devido ao início da vacinação das crianças e sempre em espírito de colaboração, prolongou mais alguns dias esta cedência.

 

– O processo de vacinação poderia ser desenvolvido nos Centros de Saúde, com descentralização do processo e reforço de meios, mas o Ministério da Saúde recusou essa possibilidade, optando por manter a centralização de toda a logística.

 

– A Câmara Municipal sugeriu que, com uma pequena intervenção, fossem usadas as instalações do antigo Quartel-General, na rua Antero de Quental, que se encontra devoluto, mas essa sugestão não foi acolhida pela tutela da Saúde.

 

– A Câmara Municipal foi informada da opção pelo Pavilhão 1 do Estádio Universitário e acedeu ao pedido de colaboração que foi então efetuado, disponibilizando o mobiliário e recursos humanos da autarquia para o funcionamento do CVC, não tendo sido solicitada qualquer outra forma de colaboração.

 

– A Câmara Municipal colaborou ativamente na procura e implementação de alternativas para as secções desportivas da AAC que foram afetadas pela indisponibilidade do pavilhão 1, cedendo os ginásios de várias escolas.

 

Assim, como é evidente, não podem ser imputadas à Câmara Municipal de Coimbra responsabilidades nesta problemática específica dos alunos da Escola Jaime Cortesão, que objetivamente não tem.

 

Adicionalmente, a Câmara Municipal de Coimbra considera que, pelos desnecessários e enormes prejuízos humanos, sociais, económicos e de funcionamento das instituições que está a provocar, o Governo altere urgentemente a política relativa à pandemia/endemia COVID-19/Ómicron, como outros países desenvolvidos, e bem, já o estão a fazer, com a devida fundamentação científica.

 

Naturalmente, a Câmara Municipal de Coimbra está totalmente disponível para a realização da mencionada reunião quadripartida para se encontrar uma rápida solução para a prática da disciplina de Educação Física por parte dos alunos da Escola Secundária Jaime Cortesão.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×