José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, marca presença, este sábado, 26 de fevereiro, na cerimónia de abertura de Esch2022, cidade luxemburguesa que, este ano, é Capital Europeia da Cultura. Coimbra – município que possui um Protoloco de Geminação com Esch-sur-Alzette, Luxemburgo – é mesmo a única cidade portuguesa que se encontra na corrida pela conquista do título de Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2027 presente no evento. José Manuel Silva é, também, a única personalidade política nacional confirmada na sessão de abertura, momento que contará com a participação de elementos de delegações da Áustria, Itália, Alemanha, França e Luxemburgo.
Para José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, “é uma honra fazer parte da cerimónia de abertura de Esch2022, cidade com a qual o Município de Coimbra tem fortes laços de geminação e que se fará, este ano e mais do que nunca, de cultura”. E acrescenta: “Estando Coimbra na corrida pelo título de Capital Europeia da Cultura em 2027, queremos acompanhar e viver, de forma estreita, este ano, período que nos permitirá preparar de forma ainda mais estruturada o projeto cultural que estamos a construir e que esperamos implementar até e durante o ano de 2027”.
Coimbra e Esch: Cidades geminadas
Coimbra e Esch-sur-Alzette são, desde 2005, cidades geminadas. O protocolo de colaboração – que visa potenciar as redes de cooperação e desenvolvimento, principalmente nos domínios da educação, da cultura e do desporto – possibilita, igualmente, o apoio e desenvolvimento dos laços que ligam os emigrantes de Esch à sua terra natal, potenciando e consolidando a cultura portuguesa nesta cidade luxemburguesa. O desenvolvimento de projetos comuns de intercâmbio e colaboração e a implementação de um calendário comum de atividades, culturais e desportivas, são apenas dois dos grandes exemplos da materialização deste acordo que visa aproximar estas duas cidades.
Recorde-se que Esch partilha, em 2022, o título de Capital Europeia da Cultura com Kaunas, na Lituânia, e Novi Sad, na Sérvia, cidades que realizaram as suas cerimónias de abertura durante o mês de janeiro. Acrescente-se, ainda, que Coimbra é uma das 12 cidades portuguesas na corrida pelo título de CEC2027. A apresentação oficial da candidatura ao júri nacional está agendada para 8 de março e a shortlist das cidades que passarão à fase final do concurso será anunciada a 11 de março. A cidade portuguesa eleita como Capital Europeia da Cultura em 2027 deverá ser conhecida entre o final de 2022 e o início de 2023.