Durante o dia de ontem, 28 de abril, a CM de Coimbra, através do Gabinete de Apoio ao Investido e do Gabinete de Apoio à Presidência, orientou a delegação de Esch-sur-Alzette numa visita ao concelho de Coimbra. A comitiva de cidade luxemburguesa composta por André Zwally e Christian Weis Echevin, vereadores do Município de Esch-sur-Alzette, Bruno Cavaleiro e Stéphane Biwer, deputados municipais, Claudia De Almeida, chefe de Divisão dos Serviços de Estruturas e Organização, Christian Bettendorff, diretor de Departamento de Desenvolvimento Económico e Turismo, e ainda Daniel Codello, coordenador da política transfronteiriça, geminações e assuntos europeus e internacionais, ficou impressionada com o potencial de Coimbra.
Depois da receção da comitiva nos Paços do Concelho, o programa arrancou com uma reunião com a participação da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), na CM de Coimbra, com a presença do vereador Miguel Fonseca. A comitiva seguiu para visitas a várias empresas e instituições do concelho: Coimbra iParque, Instituto Pedro Nunes, Bluepharma ou Critical Software foram as instituições percorridas. Houve também lugar para uma visita guiada à Universidade de Coimbra e ainda para uma receção na Sala do Senado, pelo vice-reitor para as Relações Internacionais, João Nuno Calvão da Silva. Depois de um almoço com o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, a visita da comitiva terminou com um jantar com o Executivo Municipal, acompanhado de uma apresentação de Fado de Coimbra. O programa foi desenhado tendo em conta os interesses de empreendedorismo, de empresas tecnológicas e farmacêuticas, manifestados pela delegação do Luxemburgo.
“É de extrema relevância que o Município de empenhe na atração de investimento e no trabalho e na relação contínua com parceiros internacionais, sobretudo as cidades geminadas com Coimbra”, destacou o presidente da CM de Coimbra. “Contribuir para reforçar Coimbra como polo de inovação e promover o desenvolvimento sinérgico de um cluster industrial na área tecnológica, sobretudo a nível farmacêutico, é fundamental”, acrescentou José Manuel Silva.
“A visita de promoção económica por iniciativa autárquica é uma iniciativa pioneira. Este projeto é uma abordagem pró-ativa num processo de desenvolvimento do tecido económico da cidade de Esch-sur-Alzette em que procuramos desenvolver novas parcerias comerciais e atrair novos atores económicos para o nosso território. Pretendemos ser um acelerador dum desenvolvimento sustentável e saudável para o nosso comércio de retalho, numa lógica de crescimento pela qualidade e pela diversificação da oferta, proporcionando novas soluções duradouras. Um dos desafios destes encontros da nossa visita de promoção económica é de ir ao encontro de novos empreendedores em diversas áreas do negócio do retalho e sobretudo do conhecimento que possam no futuro vir a ser atores económicos locais ou parceiros dos agentes socioeconómicos existentes. O nosso objectivo será criar pontes e facilitar a implantação de empresas jovens, inovadoras e dinâmicas na nossa cidade. Agradecemos os nossos parceiros privilegiados da nossa cidade ‘irmã’ Coimbra por nos facilitarem neste processo e pela partilha de ideias e experiências que podemos realizar durante esta estadia em Portugal”, referiu a comitiva em nota enviada ao Município.”
Recorde-se que o acordo de geminação entre os Municípios de Coimbra e Esch-sur-Alzette foi firmado a 6 de junho de 2005 e foi justificado, em larga medida, pelo elevado número de portugueses que vive e trabalha na segunda maior cidade do Luxemburgo, nomeadamente oriundos da Região Centro de Portugal e de Coimbra em particular.