9 Maio 2022

Parque Municipal de Skate de Coimbra inaugurado hoje

Parque Municipal de Skate de Coimbra inaugurado hoje

O novo Parque Municipal de Skate de Coimbra foi hoje inaugurado. Sob o viaduto da ponte Rainha Santa Isabel, na margem direita do rio Mondego, nasceu um novo recinto desportivo num investimento global de 452.137,21 euros da Câmara Municipal (CM) de Coimbra.

Coimbra tem, a partir de hoje, um novo Parque Municipal de Skate. Na margem direita do Mondego, sob o viaduto da ponte Rainha Santa Isabel, a CM Coimbra criou em 10 meses um recinto desportivo com uma área de cerca de 1500 m2, que dispõe de elementos homologados e que tornam este num espaço ímpar para a prática da modalidade, seja numa vertente de caráter lúdico ou de competição.

 

Presente na inauguração, o presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, salientou que o novo Parque Municipal de Skate “é um espaço consagrado à prática de atividade física saudável ao ar livre e ocupação de tempos livres, nomeadamente o skateboarding, cuja prática se encontra em crescimento por todo o mundo”, tendo sido até recentemente incluído na lista das modalidades olímpicas.

 

Será ainda brevemente lançado um concurso de arte urbana – o SkatArt – com o objetivo de tornar este espaço, sob o viaduto da Ponte Rainha Santa Isabel, num local apelativo e de forte expressão artística urbana.

 

Recorde-se que a obra de construção do novo Parque Municipal de Skate se iniciou em julho de 2021, tendo ficado a obra a cargo da empresa Civibérica – Obras Civis, S.A., que venceu o concurso público que tinha sido lançado em janeiro do mesmo ano. O projeto, elaborado pela empresa “Conceito Radical – Extreme Sports Unipessoal, Lda.”, prevê possibilitar a prática a todos os atletas, desde os iniciantes até ao nível competitivo de excelência. O recinto divide-se, para isso, em quatro zonas. A zona 1 é destinada a quem está a ter o primeiro contato com a modalidade, na disciplina de street e bowl. A zona 2 é de iniciação ao street skate, com uma quadra para o nível iniciante. Já a zona 3 é para street skate avançado e é composta por duas quadras distintas, que representam dois níveis de progressão, sendo a quadra mais elevada desenvolvida para enquadramento competitivo nacional, isto é, para servir de palco, por exemplo, ao Campeonato Nacional de Skate, na vertente street. A zona 4 é destinada à disciplina de bowl, apresentando diversos níveis de dificuldade integrada e podendo servir de palco às competições nacionais na vertente parque.

 

O investimento global da autarquia foi de 452.137,21 euros (IVA incluído), depois de no passado dia 22 de novembro o executivo municipal ter aprovado uma alteração ao projeto de execução, respetivos trabalhos complementares e prorrogação do prazo de construção, uma vez que no decorrer da obra a E-Redes levantou condicionamentos que inicialmente não assinalou em fase de projeto, relativamente a cabos de alta tensão enterrados. A necessidade de alteração ao projeto levou a trabalhos complementares com o custo acrescido de 15.475,65€ (IVA incluído).

 

Na inauguração de hoje estiveram também presentes os vereadores do Executivo da CM Coimbra, o secretário-geral da Federação de Patinagem de Portugal, Ricardo Marques, e o Coordenador Nacional do Comité Técnico de Skate da Federação de Patinagem de Portugal, Paulo Ribeiro.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×