Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

21 Dezembro 2022

CM de Coimbra vai desligar iluminação de Natal em solidariedade com povo ucraniano

CM de Coimbra vai desligar iluminação de Natal em solidariedade com povo ucraniano

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai associar-se à campanha #LightUpUkraine e desligar simbolicamente a iluminação de Natal no Largo da Portagem, na Rua Ferreira Borges, na Rua Visconde da Luz, na Praça 8 de Maio e no edifício dos Paços do Concelho, hoje, dia 21 de dezembro, entre as 18h00 e 18h30. Adicionalmente, a autarquia, em articulação com a E-Redes, vai desligar, durante o mesmo período, a iluminação pública da Praça 8 de Maio e de parte da Rua da Sofia. Esta medida surge na sequência das várias posições que a autarquia tem tomado, ao longo dos últimos meses, em solidariedade com o povo ucraniano.

A campanha #LightUpUkraine, lançada pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apela ao desligar das luzes em apoio ao povo ucraniano, afetada por apagões causados por ataques russos contra as suas infraestruturas de energia. A iniciativa está prevista para hoje, dia 21 de dezembro, às 20h00 na Ucrânia, 18h00 em Portugal.

 

Assim, a CM de Coimbra, associando-se a esta iniciativa vai desligar a iluminação de Natal na Rua Ferreira Borges, na Rua Visconde da Luz, na Praça 8 de Maio e no edifício dos Paços do Concelho entre as 18h00 e as 18h30, num ato simbólico de solidariedade pelo povo ucraniano.  Adicionalmente, a autarquia, em articulação com a E-Redes, vai desligar, durante o mesmo período, a iluminação pública da Praça 8 de Maio e de parte da Rua da Sofia.

 

Recorde-se que CM Coimbra manifestou a sua solidariedade com o povo ucraniano desde os primeiros dias da invasão russa. Expressando o desejo e o apelo a que seja colocado um fim ao conflito e que se estabeleça a paz e o diálogo, a autarquia hasteou nos Paço do Concelho a bandeira ucraniana, no dia 25 de fevereiro. Também na reunião da Câmara de 07 de março, o Executivo Municipal aprovou uma moção de apoio ao povo ucraniano, que contemplou, num ato simbólico e em linha com as sanções internacionais aplicadas à Rússia, a suspensão do acordo de geminação com a cidade russa de Yaroslavl, assinado em 1984.

 

Recorde-se ainda que a 09 de setembro, a autarquia promoveu o “I Ateliê de música e jogos didáticos da população migrante” e 20 de junho, em que se assinala o Dia Mundial do Refugiado, a CM Coimbra realizou a “I Mostra Gastronómica – Iguarias da População Migrante”. Antes, a autarquia já tinha criado um banco de famílias para acolher refugiados ucranianos, que permitiu o acolhimento de dezenas de famílias. Face à grande solidariedade demonstrada pelos conimbricenses e ao apoio de inúmeras instituições e empresas do concelho e da região, a CM Coimbra recolheu inúmeros bens (alimentares não perecíveis, de higiene, material de primeiros socorros, de puericultura, roupa, sacos-cama, etc.) em apenas uma semana (de 28 de fevereiro a 4 de março), o que possibilitou o envio de três camiões com bens para cidades polacas, junto à fronteira com a Ucrânia.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)