17 Junho 2022

Mercado Municipal D. Pedro V acolhe “I Mostra Gastronómica – Iguarias da População Migrante”, a 20 de junho

Mercado Municipal D. Pedro V acolhe “I Mostra Gastronómica – Iguarias da População Migrante”, a 20 de junho

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra promove na próxima segunda-feira, dia 20 de junho, dia em que se assinala o Dia Mundial do Refugiado, a “I Mostra Gastronómica – Iguarias da População Migrante”, no Mercado Municipal D. Pedro V. A iniciativa, que vai decorrer entre as 11h00 e as 15h00, é realizada no âmbito do Grupo Trabalho Migrantes da Rede Social, dinamizado pela Divisão de Intervenção e Ação Social (DIAS) da CM de Coimbra.

Na próxima segunda-feira, dia 20 de junho, o Mercado Municipal D. Pedro V acolhe, das 11h00 às 15h00, a “I Mostra Gastronómica – Iguarias da População Migrante”. A iniciativa, com o objetivo de assinalar o Dia Mundial do Refugiado, vai permitir o encontro de diversas nacionalidades e a respetiva prova de iguarias de vários países. A Mostra, dinamizado pela DIAS da CM de Coimbra, conta com o envolvimento das entidades integrantes do Grupo de Trabalho Migrantes, bem como das instituições parceiras da autarquia nas respostas sociais a esta população vulnerável.

 

A mostra surge numa altura em que a CM de Coimbra tem desenvolvido um trabalho de proximidade e de acompanhamento aos migrantes e refugiados ucranianos que têm chegado ao concelho. Importa relembrar que logo no início de março, a CM criou um banco de famílias para acolher refugiados ucranianos. O banco de famílias já permitiu o acolhimento de dezenas de famílias. Até à data, chegaram ao Município 48 famílias para acolher, num total de 120 pessoas. Já na última semana de março, e em resultado de uma parceria estabelecida entre a CM de Coimbra e o Exército, o Centro de Saúde Militar de Coimbra, instalado no antigo Hospital Militar de Coimbra, tornou-se no Centro de Acolhimento de Refugiados de Coimbra. O espaço, com capacidade para receber 40 pessoas, acolheu as primeiras refugiadas a 31 de março e continua a permitir o acolhimento de vários refugiados, que depois são encaminhados para as famílias inscritas no Banco de Famílias ou encontram respostas habitacionais alternativas à disponibilizada pela autarquia.

 

Recorde-se ainda que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra manifestou a sua solidariedade com o povo ucraniano desde os primeiros dias da invasão russa. Expressando o desejo e o apelo a que seja colocado um fim ao conflito e que se estabeleça a paz e o diálogo, a CM hasteou no seu edifício a bandeira ucraniana, no dia 25 de fevereiro. Também na Reunião de Câmara de 07 de março, o Executivo Municipal aprovou por maioria uma moção de apoio ao povo ucraniano. A moção contemplava ainda que a CM de Coimbra, num ato simbólico e em linha com as sanções internacionais aplicadas à Rússia, suspendesse o acordo de geminação com a cidade russa de Yaroslavl, assinado em 1984. Face à grande solidariedade demonstrada pelos conimbricenses e ao apoio de inúmeras instituições e empresas do concelho e da região, a CM de Coimbra recolheu, de forma centralizada, inúmeros bens (alimentares não perecíveis, de higiene, material de primeiros socorros, de puericultura, roupa, sacos-cama, etc.) em apenas uma semana (de 28 de fevereiro a 4 de março), o que possibilitou o enviou três camiões com bens para cidades polacas, junto à fronteira com a Ucrânia.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×