30 Dezembro 2022

Fernando Rovira vai assumir o Departamento de Educação e Saúde da CM de Coimbra

Fernando Rovira vai assumir o Departamento de Educação e Saúde da CM de Coimbra

Fernando Rovira vai assumir funções, no próximo dia 01 de janeiro de 2023, como diretor do Departamento de Educação e Saúde (DES) da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, conforme o despacho assinado pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva, datado de dia 29 de dezembro. Fernando Rovira, até à data diretor do Agrupamento de Escolas de Mira, assume agora um cargo de direção intermédia de 1º grau na nova unidade prevista na estrutura orgânica do Município de Coimbra.

A decisão é justificada, no despacho assinado pelo presidente da CM de Coimbra, pela necessidade, “por urgente conveniência de serviço, de assegurar a direção e coordenação do Departamento de Educação e Saúde”. Uma escolha que teve em consideração “a adequação do perfil, a aptidão e o curriculum” do novo diretor. Fernando Rovira vai, assim, assumir o cargo de direção intermédia de 1.º grau no Município de Coimbra, em regime de substituição, a partir de 01 de janeiro.

 

Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, ramo de formação educacional, Fernando Rovira soma à formação académica o mestrado em Administração e Organização Escolar e Administração Educacional da Universidade Católica Portuguesa. O novo dirigente – que cessa, agora, funções na direção do Agrupamento de Escolas de Mira para tomar posse, no próximo dia 01 de janeiro, como diretor do DES – conta, ainda, no currículo com passagens pela Direção Regional de Educação do Centro, na função de Chefe de Divisão da Equipa Multidisciplinar do Planeamento da Rede Educativa e do Ensino Particular, Artístico, Cooperativo e Solidário, entre 2004 e 2005, e pela CM de Coimbra, como assessor no Departamento de Educação e Ciência, Ação Social e Família, entre 2009 e 2010, bem como vários anos de docência, e em cargos dirigentes, em estabelecimentos escolares da região.

 

Recorde-se que, na atual estrutura da CM de Coimbra, o novo departamento abrange a Educação e a Saúde. O DES vai, assim, integrar três unidades orgânicas de 2º grau, sendo elas a Divisão de Educação (DE), a Divisão de Saúde (DS) e o Serviço Médico Veterinário e de Segurança Alimentar (SMVSA). A DE vai ser chefiada por Dora Simões, até então – e desde 2003 – técnica superior na Divisão de Educação da CM de Coimbra. Dora Simões é mestre em Ciências da Educação, com especialização em Psicologia da Educação. É a técnica superior responsável pela elaboração do projeto Educativo do Município de Coimbra e pela gestão e execução do dossier relativo às refeições escolares. É, ainda, autora da proposta do Programa Municipal de Ação Social Escolar 2022-2023 e coautora do Plano Municipal de Transporte Escolar 2022-2023.

 

Já o SMVSA vai ser chefiado por Mariana Portugal, técnica superior e médica veterinária na CM de Coimbra desde 2001. Mariana Portugal é licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, instituição superior onde tirou, mais tarde, o mestrado integrado também em Medicina Veterinária. No seu currículo, para além de outras formações, conta ainda com o Master Business Administration para Médicos Veterinários, tirado na Universidade Católica do Porto, e mais recentemente com a licenciatura em Ciências do Desporto da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

A DS não tem, para já, uma chefia designada.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×