2 Fevereiro 2023

Jovens recrutas ‘alistados por um dia’ no quartel da Brigada Ligeira de Intervenção

Jovens recrutas ‘alistados por um dia’ no quartel da Brigada Ligeira de Intervenção

Os alunos do quarto ano do primeiro ciclo do Ensino Básico do concelho têm, até amanhã, dia 03 de fevereiro, a oportunidade de “vestir a farda” na ação “Alista-te por um dia”, iniciativa do Programa de Divulgação das Forças Armadas (FA), que decorre nas instalações da Unidade de Apoio do Quartel-General da Brigada de Intervenção (UnAp/QGBrigInt) e que conta com o apoio da Câmara Municipal (CM) de Coimbra.

Um dia diferente para centenas de alunos do quarto ano do primeiro ciclo do ensino básico de Coimbra – rede pública e privada. Foram ‘alistados por um dia’ numa ação de divulgação das Forças Armadas que pretende “dignificar o papel das FA na sociedade portuguesa e promover uma imagem credível, mais próxima dos cidadãos e mais aberta à sociedade” e que vai decorrer até amanhã, dia 03 de fevereiro, no quartel da Brigada Ligeira de Intervenção. Hoje, dia 02 de fevereiro, de manhã, a iniciativa contou com as presenças do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e da vereadora com o pelouro da Educação, Ana Cortez Vaz.

 

A CM de Coimbra apoia esta ação tanto na coordenação com as escolas – de sublinhar que esta iniciativa pode inserir-se nas disciplinas de história e cidadania, funcionando como atividade fora da sala de aula –   como no transporte dos alunos, através de dois autocarros. Distribuídos pelo período da manhã e da tarde, os “recrutas” vão começar por aprender a hastear a bandeira e ficar a conhecer a evolução da bandeira nacional e espada de D. Afonso Henriques. Vão, ainda, visitar uma coleção de imagens das experiências humanitárias e de paz das FA e uma mostra de armamento e equipamento.

 

Mas esta experiência não fica por aqui e vão mesmo estar o mais perto possível da “ação”, através de um programa de realidade virtual de um blindado Pandur, dos equipamentos de camuflagem, das operações de comunicação via rádio e, talvez, um dos momentos mais aguardados, com a entrada e “passeio” no Pandur.

 

A UnAp/QGBrigInt, Unidade do Exército sediada em Coimbra, planeia, organiza e executa as tarefas inerentes à realização de “Alista-te por um dia” e garante todas as questões de segurança dos alunos participantes.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×