17 Abril 2023

Coimbra e cidade italiana de Narni assinaram acordo de geminação

Coimbra e cidade italiana de Narni assinaram acordo de geminação

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e o presidente da CM de Narni, Lorenzo Lucarelli, assinaram o acordo de geminação das duas cidades no passado sábado, dia 15 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Coimbra e Narni são, agora, cidades irmãs, com protocolo de geminação assinado. Este será o ponto de partida para uma nova abordagem na divulgação do património cultural e religioso, em particular da narrativa dos Mártires de Marrocos, cujas relíquias repousam no Mosteiro de Santa Cruz.

A geminação dos municípios de Coimbra e de Narni foi aprovada, por unanimidade, na reunião de Câmara de 20 de dezembro de 2019. A assinatura do acordo esteve agendada para março de 2020, mas foi adiada devido à suspensão de todas as deslocações por causa da pandemia de Covid 19, acabando por acontecer no passado sábado, dia 15 de abril, pelas 15h30, no Salão Nobre da CM de Coimbra. 

 

A cerimónia, para além da formalização do acordo de geminação por ambos os presidentes de Câmara, contou com a intervenção de Saúl Gomes, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sobre a ligação entre as duas cidades, baseada nas relíquias dos Mártires de Marrocos, a importância do Mosteiro de Santa Cruz na época medieval e a relação com Santo António; e ainda com um apontamento musical da responsabilidade do Fado ao Centro.

 

“Estou seguro de que estas sólidas e históricas relações entre as nossas cidades e países terão impacto também nas áreas educativas, formativas e sociais, atribuindo dimensão, diversidade, interação e criatividade a uma geminação nova que envolve municípios e territórios que se projetam para o futuro, transportando a sabedoria e os ensinamentos dos exemplos da sua história milenar”, assegurou o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva.  Por sua vez, o presidente da CM de Narni, Lorenzo Lucarelli manifestou “o desejo que as nossas duas cidades continuem a apoiar-se mutuamente no futuro, ligadas por uma amizade imperecível, também como o bronze, e separadas apenas por um braço marítimo de possibilidades”.

 

A delegação italiana, para além do presidente da CM de Narni, era composta pelo vereador de Eventos Turísticos e Culturais, Giovanni Rubini, pela vereadora da Ação Social, Silvia Tiberti, pelo coordenador do Departamento do Património Cultural, Pietro Flori, pelo técnico do Desenvolvimento Turístico Filippo Andrea Rossi, e ainda por um representante do projeto internacional Saint Francis Ways.

 

O protocolo de geminação assinado vai permitir às duas cidades, em colaboração com o projeto Saint Francis Ways, desenvolverem atividades conjuntas, nomeadamente sobre o papel dos protomártires franciscanos na experiência de vida de Santo António, com recurso a um trabalho em rede, de grande qualidade científica e cultural, o que abre novos caminhos ao aprofundamento de roteiros culturais e religiosos em Coimbra.

 

O programa contou ainda, às 9h30, com a visita à Igreja de Santo António dos Olivais, à Universidade de Coimbra, ao Museu Machado de Castro e à Sé Velha, e, pelas 13h30, decorreu um almoço em honra da delegação da CM de Narni.

 

No âmbito desta geminação, a CM de Coimbra tornou-se parceira do projeto internacional Saint Francis Ways que tem por objetivo identificar as Rotas Culturais Europeias junto do Conselho da Europa, nomeadamente as Rotas Franciscanas. Recorde-se que a CM de Coimbra aprovou, na sua reunião de 11 de abril, a participação de Coimbra como entidade parceira no projeto internacional Saint Francis Ways.

 

O exemplo de vida dos Mártires inspirou Fernando Martins de Bulhões, cónego regrante de Santo Agostinho do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, que largou o hábito agostiniano e tomou as vestes franciscanas, alterando o nome para António, retirando-se para o eremitério dos Olivais e, depois, partindo numa viagem de evangelização e pregação que o levaria pelo mundo até Pádua, onde viria a falecer em 1231.

 

Santo António é venerado por toda a cristandade, sendo um dos maiores doutores da igreja cristã. Esta geminação vai permitir sublinhar e dar notoriedade ao papel fundamental de Coimbra no percurso de vida de Santo António e na importância intelectual do Mosteiro de Santa Cruz na europa medieval.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×