12 Outubro 2023

Casa da Cidadania da Língua “aberta a todos”

Casa da Cidadania da Língua “aberta a todos”

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, disse esperar que a Casa da Cidadania da Língua, inaugurada hoje, dia 12 de outubro, seja “uma casa aberta a todos”. “O que nós gostaríamos era de tornar esta casa [antiga Casa da Escrita], não no único, porque nós esperamos que haja muitos, mas no epicentro do debate, da cidadania, da língua, da participação cidadã, da língua portuguesa, do passado, do presente e do futuro da língua portuguesa: de tudo aquilo que une as nossas comunidades”, apontou.

Durante a cerimónia de inauguração da Casa da Cidadania da Língua, que decorreu ao final da manhã, o autarca evidenciou que se pretende que o espaço tenha uma “dinâmica muito mais intensa” do que aquela que tinha. “Para isso, todos são necessários. Para isso peço que sintam esta casa como a vossa casa, como a nossa casa, e que a vivenciem, que aqui venham, que tragam iniciativas de todos os países de língua portuguesa, mas até mais do que isso, porque a cidadania da língua extravasa o conceito da língua portuguesa”, acrescentou.

 

A cerimónia de inauguração da Casa da Cidadania da Língua contou também com a presença do presidente do Senado Federal do Brasil, Rodrigo Pacheco, que duas horas antes viu-lhe ser atribuída a medalha de ouro da cidade de Coimbra. Nesta ocasião, destacou a importância de se celebrarem as pessoas que falam a língua portuguesa. “A nossa missão não é mais a de homenagear as diferentes pátrias que adotam o português, mas a de valorizar os povos que compõem essas pátrias. A nossa missão é a de dar voz às pessoas”, referiu.

 

Sobre a Casa da Cidadania evidenciou que resulta de um pacto entre instituições cidadãs. “Um pacto entre representantes dos povos e da sociedade civil. Um acordo entre dois parlamentos, o Senado Federal brasileiro e a CM de Coimbra, e uma entidade sem fins lucrativos: a Associação Portugal Brasil 200 Anos”, indicou.

 

Já o presidente da Associação Portugal Brasil 200 Anos, José Manuel Diogo, frisou que esta casa será um espaço para “debater, estudar, abrir fronteiras e criar uma nova relação entre os países de língua portuguesa”. “Um espaço para associações, editoras, governos, jornalistas, intelectuais e artistas, em que o intercâmbio de ideias, conhecimentos e experiências trará mais força aos laços entre os países de língua portuguesa”, concluiu.

 

O programa da inauguração da Casa da Cidadania da Língua continua à tarde, no Estúdio 2 da Avenida Sá da Bandeira, com a exibição do documentário: “O que é a Cidadania da Língua?”, às 15h00. Às 16h00, no espaço entretanto inaugurado, realiza-se a sessão “Gente de cá e de lá® Dicções de uma escrita feminista”, com Luiza Romão e Rute Simões Ribeiro, e mediação de Simone Paulino. E, pelas 17h00, também na Casa da Cidadania da Língua, segue-se a inauguração da exposição de Chico Diaz. A terminar o dia de comemorações, o músico brasileiro Zeca Baleiro atua no Convento São Francisco, com a participação do cantautor português Sérgio Godinho.

 

LUSA/CM de Coimbra

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×