4 Dezembro 2023

Proteção Civil Municipal inicia amanhã simulacro “AquaEx23” com diversos cenários no concelho

Proteção Civil Municipal inicia amanhã simulacro “AquaEx23” com diversos cenários no concelho

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Coimbra vai levar a cabo, entre amanhã, dia 5 de dezembro, e quinta-feira, 7 de dezembro, um simulacro denominado “AquaEx23”. Enquadrado no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Coimbra tem como objetivo analisar a temática de cheias e de inundações no concelho. O “AquaEx23” será composto por exercícios de decisão simulados em sala e ainda três cenários em contexto real, que vão decorrer em Brasfemes, na Baixa de Coimbra e em Ceira. Estes exercícios implicam a mobilização de meios da Companhia de Bombeiros Sapadores, dos Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia Municipal, da Polícia de Segurança Publica, do Instituto Nacional de Emergência Médica, da Cruz Vermelha Portuguesa, da Segurança Social, dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Corpo Nacional de Escutas, da Junta de Freguesia (JF) de Brasfemes e da JF de Ceira, para além dos serviços municipais competentes de acordo com o cenário, contanto com o apoio da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O simulacro começa amanhã, dia 5 de dezembro, num cenário de precipitação contínua, que origina diversas ocorrências devido ao agravamento das condições meteorológicas, a convocatória do Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM) e a ativação do Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações no concelho de Coimbra. Já na quarta-feira, dia 6 de dezembro, a precipitação intensa a montante dos rios Mondego e Ceira irá simular ocorrências que afetarão várias estruturas, levando à convocação da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) e à ativação do Plano Municipal de Emergência. Na quinta-feira, dia 7, vai ser realizada a avaliação dos resultados num colóquio que vai decorrer a partir das 9h30 na Sala D. Afonso Henriques, no Convento São Francisco, onde serão ainda abordados os aspetos positivos e propostas de melhoria.

 

“A finalidade deste Plano de Operações Municipal é estabelecer um conjunto de procedimentos e de ações que permitam planear e conduzir exercícios de âmbito municipal, no qual sejam testadas as competências, capacidades, equipamentos e articulação entre o Serviço Municipal de Proteção Civil, os Agentes de Proteção Civil, entidades externas e internas do município perante ocorrências que provoquem a alteração da normalidade em que resultem vítimas, danos em bens e significativo impacto ambiental. Pretende, ainda, testar a execução do Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações no Concelho de Coimbra e por inerência o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Coimbra. Tem também como intenção reunir, treinar e testar o CCOM e a CMPC”, lê-se no documento sobre o simulacro “AquaEx23”.

 

Foram criados três cenários de ação com a mobilização real dos meios e recursos, havendo movimentação de meios em emergência para locais. O primeiro acontece na manhã de quarta-feira, pelas 9h30, com uma ocorrência de uma derrocada de um talude com interrupção da circulação rodoviária na Estrada Municipal (EM) 537, na localidade de Bostelim, freguesia de Brasfemes. Um segundo cenário ocorre na Baixa de Coimbra, na manhã de quarta-feira, com o alerta via 112, pelas 10h30 na Escola Jaime Cortesão, na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes. O terceiro cenário acontece na tarde de quarta-feira, pelas 14h00, onde se irá proceder à evacuação da zona baixa da localidade do Cabouco, onde os figurantes serão habitantes do Cabouco e escuteiros.

 

O simulacro “AquaEx23” termina na quinta-feira dia 7 de dezembro, com a realização de um colóquio, das 9h00 às 17h00 na Sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco, que visa analisar e debater as conclusões retiradas no decorrer das operações. A sessão de abertura vai estar a cargo do vereador com o pelouro da Proteção Civil, Carlos Matias Lopes, seguindo-se a avaliação técnica das entidades operacionais e a avaliação geral dos observadores. Após o almoço, serão realizadas apresentações técnicas sobre as cheias rápidas com descrição de ocorrências que aconteceram em Itália e Espanha e ainda os casos do Mondego. A sessão vai ser encerrada pelo presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×