25 Março 2024

Câmara e Teatrão levam “Exercícios de Ser Criança e Outros Aprendimentos” a mais de 920 crianças

Câmara e Teatrão levam “Exercícios de Ser Criança e Outros Aprendimentos” a mais de 920 crianças

A nova criação para públicos infantis da companhia O Teatrão, “Exercícios de Ser Criança e Outros Aprendimentos”, foi apresentada na passada sexta-feira, dia 22 de março, na Escola Básica de Arzila. Esta foi a última apresentação do espetáculo nos jardins de infância e escolas do concelho, no âmbito do Programa Socioeducativo, Cultural e Intergeracional da Câmara Municipal de Coimbra, que é realizado em parceria, na vertente teatro, com O Teatrão. O espetáculo insere-se no programa “Ver e Pensar” e é dirigido as crianças que frequentam os estabelecimentos de educação pré-escolar e as escolas básicas do 1.º ciclo da rede pública do Município de Coimbra.

Esta parceria, que proporciona gratuitamente atividades de educação, cultura, lazer e recreio, tem como principal finalidade a descentralização da oferta educativa e cultural dos agentes culturais municipais, impulsionando deste modo o desenvolvimento social local e a dinamização da cidadania ativa. O programa tem sido muito bem acolhido por toda a comunidade educativa, desde as crianças ao pessoal docente e  encarregados de educação, que têm atestado a pertinência do espetáculo para os mais novos, nomeadamente no âmbito dos conteúdos programáticos escolares.

 

As apresentações do espetáculo decorreram entre 5 e 22 de março nas instalações dos estabelecimentos de educação pré-escolar e escolas básicas do 1.º ciclo, permitindo colmatar as dificuldades de deslocação das crianças. O espetáculo chegou a 922 crianças, num total de 21 sessões, e percorreu o Jardim de Infância de Olivais, Escola Básica de Cernache, Escola Básica Bairro Norton de Matos, Escola Básica de Santa Cruz, Jardim de Infância e Escola Básica de Solum, Jardim de Infância e Escola Básica de Solum-Sul, Jardim de Infância e Escola Básica nº1 de Taveiro, Jardim de Infância e Escola Básica de Souselas, Escola Básica de Vilela, Escola Básica de Conchada, Jardim de Infância e Escola Básica de S. Bartolomeu, Jardim de Infância e Escola Básica de Trouxemil e Jardim de Infância e Escola Básica de Arzila.

 

O novo espetáculo da companhia O Teatrão, “Exercícios de Ser Criança e outros Aprendimentos”, foi criado a partir do imaginário poético do escritor brasileiro Manoel de Barros e em coprodução com o Centro Escolar da Quinta das Flores que, durante mais de um mês, recebeu no seu estabelecimento a companhia de teatro para que alunos entre os sete e oito anos de idade, de todos os tipos de contexto social, pudessem trabalhar nesta criação.

 

“Os resultados desta experiência de trabalho são muito felizes e queremos desde já deixar um enorme agradecimento à coordenação da escola, pela abertura ao projeto, e a todas as crianças que nele participaram com enorme entusiasmo e vontade pela sua imaginação, perspicácia e ajuda na construção do espetáculo”, avança a companhia de teatro, O Teatrão, em nota de imprensa.

 

Em “Exercícios de Ser Criança e Outros Aprendimentos”, o corpo é o ponto de partida para a criação de espaços e personagens, progredindo conforme os seus elementos e ações, que transcendem para o poético e entram em contato com o eu, convidando todos a deixar-se levar da forma mais genuína possível pelas aventuras propostas. O processo criativo constituiu em desafiar os limites do real e do imaginário, desafiando as conceções comuns do valioso, belo e útil.

 

“Concebemos vozes, cenários, espaços, situações e corpos que projetem as sensações das situações descritas pelos poemas de Manoel de Barros, oscilando entre o objetivo e o subjetivo. Desperdícios, desimportâncias, despropósitos ou desheróis são palavras do poeta que nos inspiram a olhar o mundo com a esperança da construção de futuros melhores”, adianta O Teatrão.

 

O espetáculo irá também fazer uma temporada aberta ao público geral, entre o final de maio e o início de junho, na Oficina Municipal do Teatro.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×