20 Março 2024

Relatório de plantações 2023 denota compromisso dos serviços municipais na execução do plano

Relatório de plantações 2023 denota compromisso dos serviços municipais na execução do plano

O relatório de execução do Plano Anual de Plantações de 2023 foi dado a conhecer na reunião do Executivo de dia 18 de março. Das 1.414 árvores previstas em 2023, da responsabilidade da Câmara Municipal de Coimbra, foram plantados 1.128 exemplares. Estes indicadores denotam o compromisso dos serviços municipais na execução do referido Plano.

Da programação de 2022, das 348 árvores previstas plantar pela Divisão de Espaços Verdes e Jardins (DEVJ), foram plantados 291 exemplares, até à data, em vários pontos da cidade. Em alguns casos, registou-se mesmo um aumento do número de plantações em relação ao proposto, nomeadamente nas ruas Gomes Freire, Tenente Valadim, Augusto Filipe Simões, Henriques Seco e na Alameda Júlio Henriques.

 

Segundo o relatório, foram ainda executadas as 53 plantações referentes a empreitadas, designadamente a conclusão dos projetos de “Estabilização da margem direita do rio” e “Parque Manuel Braga”. Somam-se as 151 plantações no âmbito do Metro Mondego e o transplante de palmeiras para a Rotunda das Palmeiras, assim como o plano de reforço arbóreo, que incidiu maioritariamente na zona da Solum, entre o Estádio e o Jardim Mendes Silva.

 

No que se refere aos projetos propostos pela DEVJ para 2023, encontram-se plantadas 251 árvores, estando em fase de conclusão de plantação (até ao final do mês de março), através de procedimento de contratação de serviços desencadeado ainda em 2023, as restantes 88 e outros novos 89 exemplares. No âmbito do Dia Mundial da Árvore, foram plantados 15 sobreiros na Quinta da Maia e, no Dia da Floresta Autóctone, foram plantadas 250 pequenas árvores no Miradouro da Quinta da Fonte (50), na Rua José Castilho (100), na Ciclovia no Choupal (50) e na EB1 do Ingote (50). Ficou ainda concluída a empreitada do Lote 5 do PEDU e 48 árvores da empreitada “Requalificação da Estrada de Eiras”. O relatório explica que, no entanto, existiram atrasos nas empreitadas da “Estrada de Eiras”, que não permitiram que o valor inicial previsto fosse superado, como se previa inicialmente.

 

Assim, das 1.414 árvores previstas em 2023, da responsabilidade da Câmara Municipal de Coimbra, foram plantados 1.128 exemplares, o que “demonstra o esforço e a qualidade do trabalho que a DEVJ tem vindo a desenvolver”, refere o vereador Francisco Queirós. Já, segundo o documento dos serviços municipais, das 1.200 árvores anunciados pela Metro Mondego para o ano passado, fora das empreitadas em curso, foi apenas efetuado o transplante de 40 oliveiras e plantadas 151 árvores que vinham do ano de 2022. De referir que o grosso do número de plantações da Metro para 2023, está relacionada, por exemplo, com o projeto do bosquete do Vale das Flores e com plantações na Rua Ferrer Correia.

 

Relatório de execução do Plano Anual de Plantações de 2023

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×