Os condicionamentos no estacionamento tiveram início já no dia 28 de março, com a supressão de lugares em toda a Avenida de Conimbriga, para salvaguardar que, no dia do evento, seja criado um corredor de circulação de acesso às instalações dos SMTUC, a partir da Rua Luís António Verney, para entrada e saída de viaturas de transporte público, com apoio das forças de segurança e elementos da organização.
No sábado, os cortes de trânsito vão alargar-se a outras vias. Vai verificar-se um corte integral em toda a Avenida de Conimbriga, desde o parque de estacionamento da Praça das Cortes até à rotunda de acesso ao Fórum e Planalto de Santa Clara, desde as 7h30 às 17h00, com supressão de lugares de estacionamento, para possibilitar a passagem dos ciclistas e as viaturas dos SMTUC.
O corte integral estende-se, também, à Rua Luís António Verney, desde as 7h30 às 17h00 – exceto para viaturas dos SMTUC e acesso ao Estádio Universitário, através da Avenida da Guarda Inglesa -, e ao acesso da Avenida da Guarda Inglesa à rotunda de acesso ao Fórum e Planalto de Santa Clara, desde as 7h30 até às 17h00 – exceto para o acesso às bombas da Cepsa, cuja saída será efetuada em contramão, junto à rotunda de acesso ao Fórum e Planalto de Santa Clara. Vai verificar-se, ainda, um corte do tabuleiro inferior da Ponte-Açude, desde as 7h30 às 16h00, sinalizado junto à Rotunda dos Eucaliptos, e um outro na Estrada do Rio, desde as 7h30 até às 17h00.
A circulação dos SMTUC também vai sofrer alterações sábado, previsivelmente entre as 7h30 e as 16h00, em particular nas Linhas n.º 14, 17, 22F e 48, que vão ver alterados os seus percursos, passando a circular pela Avenida da Guarda Inglesa, em detrimento da Avenida de Conimbriga. Também por esse motivo, a paragem localizada junto às instalações dos SMTUC, na Avenida de Conimbriga, ficará fora de serviço enquanto decorrer a prova desportiva.
A UCI Granfondo World Series, prova inscrita no calendário da União Ciclista Internacional, estando a organização e os participantes sujeitos aos regulamentos da Federação Portuguesa de Ciclismo e da União Ciclista Internacional, permite o apuramento para o Campeonato do Mundo UCI Granfondo, que vai ter lugar em agosto, em Aalborg, Dinamarca. No sábado, 350 contrarrelogistas vão procurar o apuramento para o mundial da especialidade. Já no domingo, partem de Montemor-o-Velho cerca de 1200 atletas com o objetivo de alcançar o apuramento na prova de fundo, para o referido Mundial de Granfondo, com homologação da UCI – União Ciclista Internacional.
O UCI Granfondo World Series – Coimbra Region by Gesfrota é o único evento, na Península Ibérica, que permite o apuramento para o Campeonato do Mundo UCI Granfondo, quer para o contrarrelógio individual, quer para a prova de fundo, nas quais poderão representar as cores lusitanas e conquistar a camisola arco-íris. No ano passado, o português Carlos Brito (Brinox) esteve perto, ao sagrar-se vice-campeão mundial no seu escalão, depois de ter garantido o apuramento neste granfondo português.
Zona de passagem de atletas