17 Abril 2024

CM de Coimbra assina Acordo de Cooperação internacional no Senado Federal do Brasil

CM de Coimbra assina Acordo de Cooperação internacional no Senado Federal do Brasil

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, o Senado Federal do Brasil e a Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA) assinaram, ontem, dia 16 de abril, um protocolo de cooperação internacional no âmbito da valorização e da difusão da língua portuguesa como veículo de integração e expressão cultural, vetor fundamental para o fortalecimento das relações entre Coimbra e o Brasil. A assinatura, que decorreu no Senado Federal do Brasil, em Brasília, contou com a presença do presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, do presidente do Senado Federal do Brasil, Rodrigo Pacheco, e do presidente da APBRA, José Manuel Diogo.

O Acordo de Cooperação, aprovado na reunião de Câmara de 20 de março, cria as condições para desenvolver iniciativas conjuntas e de intercâmbio entre as comunidades de língua portuguesa, abrangendo desde eventos culturais até programas educativos que sublinhem a riqueza e a pluralidade da lusofonia.

 

O plano de ação deste acordo de cooperação contribui significativamente para o sucesso do projeto da cidadania da língua, através da concretização de ações que promovam a diversidade da lusofonia, assim como revela a aposta de Coimbra no reforço das relações com as instituições brasileiras – municipais, estaduais e federais – num programa de atuação estratégica, fundado na valorização da língua portuguesa, que fomenta as relações económicas, comerciais, culturais e turísticas entre os dois países. A vigência deste acordo terá início na data de sua assinatura e vigorará por 20 meses, podendo ser prorrogado por igual período, por acordo entre as partes.

 

Em abril de 2022, a CM de Coimbra, o Senado Federal do Brasil, a Universidade de Coimbra e a APBRA já tinham assinado, no dia 21 de abril, um protocolo de cooperação internacional no âmbito das comemorações oficiais do bicentenário da independência do Brasil.

 

Sublinhe-se que o Município de Coimbra atribuiu, a 12 de outubro de 2023, a Medalha da Cidade, Grau Ouro, ao senador e presidente do Senado Federal do Brasil, Rodrigo Pacheco, num ato muito simbólico e importante para Coimbra, cidade ligada umbilicalmente ao Brasil, assim como às suas instituições e cidadãos.

 

A aproximação institucional entre Coimbra e o Brasil reforça o papel do Município no trabalho desenvolvido em torno da língua portuguesa, consolidando o papel de Coimbra como plataforma cultural e educativa que dinamiza as relações entre os países lusófonos.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×