2 Abril 2024

CM de Coimbra quer transferir escola profissional para Ceira

CM de Coimbra quer transferir escola profissional para Ceira

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra propôs à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) a instalação do Instituto Técnico Artístico e Profissional (ITAP), que é do município, na Escola de Ceira, informou ontem, dia 2 de abril, durante a reunião de Câmara, a vereadora com a pasta da Educação, Ana Cortez Vaz. O ITAP, situado na zona da Solum, no centro de Coimbra, terá de abandonar as instalações onde se encontra, estando neste momento a pagar uma renda mensal de seis mil euros.

Na reunião do executivo municipal, a vereadora Ana Cortez Vaz, afirmou que a solução do Município passa por transferir o ITAP para a Escola de Ceira, que está “com uma ocupação bastante baixa”. Segundo a vereadora, o Município está a aguardar resposta da DGEstE, esclarecendo ainda que o agrupamento onde está a Escola de Ceira foi também auscultado. Os serviços técnicos da CM de Coimbra já estiveram na Escola de Ceira, referiu Ana Cortez Vaz, sublinhando que seria possível isolar “um dos blocos e aí poder funcionar o ITAP”.

 

O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, admitiu que a solução preferida do Município não seria aquela, mas referiu que essa outra opção teria um custo de quatro milhões de euros. “Continuamos a trabalhar numa solução que, perante as circunstâncias atuais, será a única solução viável e que garante a continuidade do ITAP”, vincou o presidente.

 

Recorde-se que, em 2023, o Município referiu que a Prodeso apresentava prejuízo e uma perda de 54% dos alunos entre 2017 e 2022.

 

LUSA/CM de Coimbra

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×