17 Abril 2024

Coimbra acolhe a 2ª edição de Casa Adentro a 4 de maio

Coimbra acolhe a 2ª edição de Casa Adentro a 4 de maio

Coimbra recebe, no próximo dia 4 de maio, Casa Adentro 2024, um evento organizado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em parceria com o Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e do Centro Cultural Penedo da Saudade (CCPS) do Instituto Politécnico de Coimbra, com a coordenação de Margarida Mendes Silva e produção da Cultura e Risco Associação Cultural. A segunda edição desta iniciativa desafia os cidadãos a redescobrir o valor arquitetónico, artístico e cultural de espaços únicos da cidade e a desenvolver um novo olhar para a relação da comunidade com o património edificado e o espaço urbano. Este ano, o roteiro inclui 16 espaços distribuídos por distintas zonas da cidade, tais como Celas, Praça da República, Alta, Baixa de Coimbra e Santa Clara.

A segunda edição de Casa Adentro 2024, que terá lugar no dia 4 de maio, foi hoje, dia 17 de abril, apresentada em conferência de imprensa, no Café Concerto do Convento São Francisco, pelo vice-presidente da CM de Coimbra, Francisco Veiga, pelo chefe da Divisão de Cultura, Rafael Nascimento, pelo presidente da Direção do DARQ da FCTUC, Luís Miguel Correia, pela diretora do CCPS, Cristina Faria, e ainda pela coordenadora do projeto, Margarida Mendes Silva. 

 

Visitas guiadas orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas vão desafiar os cidadãos a ver, a conhecer ou a redescobrir o património da cidade, no próximo dia 4 de maio, entre edifícios icónicos e outros menos conhecidos, cuja arquitetura, valor histórico e interesse cultural merecem especial atenção. As visitas são gratuitas de acesso gratuito e decorrem das 10h00 às 19h00 (confirmar horário de cada equipamento consultando o respetivo programa), com uma duração aproximada de 30 minutos, sendo a admissão por ordem de chegada, de acordo com a lotação assinalada para cada espaço.

 

Para esta edição, foram definidos cinco roteiros (Celas, Praça, Alta, Baixa e Santa Clara), cada um integrando espaços diversos, de diferentes tipologias, épocas, valências e usos, alguns de acesso condicionado para o cidadão comum. Assim, Faculdade de Farmácia, Real Mosteiro de Santa Maria de Celas, Casa-Museu Miguel Torga, Casa Berta Vieira Lima, Casa-Museu Bissaya Barreto, Estufas Tropicais do Jardim Botânico, Edifício da Casa das Caldeiras, Igreja de São Salvador, Real República do Bota Abaixo, Sapientia Boutique Hotel, Casa Sobre-Ribas, Igreja do Carmo, Edifício do Infinitto, Cerâmica Antiga de Coimbra, Edifício da Antiga Estação Central dos CTT de Coimbra (TUMO) e Observatório Geofísico e Astronómico são os 16 espaços contemplados.

 

O programa integra ainda atividades paralelas gratuitas: uma oficina de ilustração para crianças e famílias (6-10 anos), com Rachel Caiano, a partir do livro “as casas das coisas”, de João Mésseder, no Centro Cultural Penedo da Saudade, às 11h00 (inscrições via e-mail cultura@ipc.pt) e o atelier “Património – Mais vale prevenir do que remediar” (11-14 anos),  que aborda a importância do património a partir do livro “O património é meu, é teu, é nosso. Vamos cuidá-lo”, de Adília Alarcão, no Museu Municipal de Coimbra (Edifício Chiado), também às 11h00 (inscrições via telefone 239 840 754 e e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt ). No âmbito das atividades paralelas, a Casa das Artes Bissaya Barreto (CABB) produz a exposição “[Entre Paredes] O que faz uma casa?” com obras de artistas emergentes exibidas em dez montras de estabelecimentos comerciais localizados nas Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, e acolhe a exposição coletiva “Chão”, patente ao público na CABB – Monumentais.

 

Consulte aqui o programa completo.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×