18 Abril 2024

Festival Sopas e Sopas volta ao Terreiro da Erva a partir de 26 de abril

Festival Sopas e Sopas volta ao Terreiro da Erva a partir de 26 de abril

O Festival Sopas e Sopas está de regresso ao Terreiro da Erva de 26 a 28 de abril. Durante três dias, vai ser possível apreciar as mais variadas sopas confecionadas por 19 associações do concelho. O evento é organizado pela União de Freguesias de Coimbra (UFC) e Câmara Municipal (CM) de Coimbra e foi hoje, dia 18 de abril, apresentado em conferência de imprensa pelo presidente da UFC, João Francisco Campos, e pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, no Terreiro da Erva. As verbas angariadas serão distribuídas pelas associações participantes. O festival começa às 18h30 de dia 26. Já nos dias seguintes, 27 e 28, tem início às 12h00, prolongando-se até às 22h00.

O Terreiro da Erva será o cenário da 3ª edição do Festival das Sopas e Sopas, que reúne 19 associações, cada uma presente com uma sopa única. Este é um evento de cariz social, aberto a toda a população, que permite aos visitantes degustarem uma ampla diversidade de sopas e outros sabores.  As verbas angariadas serão distribuídas equitativamente pelas associações participantes. O kit completo, com uma taça, colher e senhas para todas as sopas, terá um custo simbólico de 10 euros, podendo, ainda, ser adquiridas individualmente senhas de sopa extra por apenas mais dois euros cada. 

 

Durante os três dias do festival, 19 associações vão fazer as mais variadas sopas, desde a sopa feijão (Associação Artística e Cultural Salatina), sopa tomate com ovo (Cáritas Diocesana de Coimbra), sopa de cebola (FNA – Fraternidade Nuno Álvares, Núcleo de Coimbra), sopa alho francês (Centro Universitário Manuel Nóbrega), caldo verde (Grupo Etnográfico da Região de Coimbra), sopa de peixe (Grupo Etnográfico da Região de Coimbra), sopa de grão (Centro Social e Paroquial da Pedrulha), canja de galinha com arroz (Associação Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel), sopa de cenoura (Associação Académica de Coimbra), sopa juliana (Associação Músicos e Técnicos), sopa de feijoca (Grupos de Casconha), sopa da pedra (Centro Social e Cultural 25 de Abril), canja de bacalhau (Santa Casa da Misericórdia), sopa lavrador (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Com deficiência Mental), sopa urtiga (Clube Desportivo Pedrulhense), sopa de couve (Agrupamento 355 – Montes Claros), sopa de perdiz com grão (Confraria de Nossa Senhora da Piedade e de São Simão) até à sopa abóbora (Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra) e sopa de legumes (Agrupamento 358 – Sé Nova).

 

Além das sopas, haverá outros produtos confecionados por cada uma das associações, bem como animação com agrupamentos musicais, tunas e orquestras, a atuar ao longo do dia e noite.

 

Dia 26, a partir das 19h00, atuam o grupo de Concertinas Amigos da Paródia, a Orquestra Desigual da Bairrada (a partir das 20h00) e, por fim, novamente o grupo de Concertinas Amigos da Paródia. No dia 27, o programa cultural começa às 14h30 com o Quarteto de Cordas- Tuna Académica da UC, às 18h00 atua a Orquestra Principal e de Tangos da Associação de Antigos Tunos da UC, às 20h00 a Orquestra Típica Salatina e às 21h30 haverá um baile popular com Teclistas Síncopa. No último dia, 28, o programa tem início às 13h00 com o Grupo de gaiteiros – Salatina, prossegue às 16h00 com Grupo de Concertinas de Casconha, às 17h00 com o Grupo GERC, às 18h00 com o Grupo de Cavaquinhos de Tiroliro-Associação da Pedrulha e termina às 20h00 com a Quantunna.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×