3 Abril 2024

Projeto final da Operação de Reabilitação Urbana da Pedrulha prevê investimento de 11,5M€

Projeto final da Operação de Reabilitação Urbana da Pedrulha prevê investimento de 11,5M€

O executivo municipal aprovou, na reunião de 2 de abril, o Relatório de Ponderação dos Resultados da Discussão Pública do projeto para a execução da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) Simples e respetiva Estratégica de Reabilitação Urbana (ERU) da Área de Reabilitação Urbana (ARU) da Área Empresarial da Pedrulha, bem como a versão final do projeto. Um investimento estimado de 11,5 milhões de euros que contempla 31 ações, quer em espaço público quer em espaço privado, numa área aproximada de 67 hectares. O processo vai seguir, agora, para Assembleia Municipal.

Cerca de metade do investimento global da ORU estará associado à requalificação da Rua Manuel Madeira, promovida pela Infraestruturas de Portugal, para criação do canal norte do Metrobus. Para além do investimento nesta via, antiga EN1, o Município de Coimbra prevê investir mais de um milhão e meio de euros na construção do “Anel da Pedrulha”, previsto no Plano Diretor Municipal, entre o nó da Pedrulha e a rotunda do Loreto. A construção desse via é fundamental para ligar esta área à nova estação multimodal em Coimbra e tem como objetivo minimizar o trânsito rodoviário que chega ao centro da cidade, distribuindo-o para poente/nascente, a partir do nó da Pedrulha.

 

A ORU mereceu parecer favorável do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, em novembro do ano passado. Esteve em discussão pública de 4 de dezembro de 2023 e 4 de janeiro de 2024 e contou com duas participações das quais resultaram alterações ao projeto, nomeadamente quanto ao prazo de execução da “Requalificação da Rua António Sérgio – Troço 1” e “C-1 – Percurso pedonal ligação Ponte Pedonal – R. António Sérgio”, que passa de 2030 para 2027, e o prazo de execução da ação de “H-4 – Alinhamento arbóreo”, que passa de 2033 para 2030. Também, como resultado dos contributos da consulta pública, é reduzida a mancha identificada como “Edifícios Modernistas a manter”, no âmbito da “Estratégia de Reabilitação Urbana da antiga fábrica têxtil Fiaco”.

 

No quadro da ORU, é, ainda, identificada a criação de espaços verdes, percursos pedonais, requalificação de ruas, reconstrução de alguns arruamentos e demolição de alguns anexos, numa zona historicamente associada à sua capacidade industrial nos anos 1960 e 1970, afetada pela desindustrialização iniciada nos finais da década de 1980, que a transformou numa área deprimida em termos de vivência urbana. Recorde-se que, em 2021, foi aprovada a delimitação da ARU da Pedrulha, que já estipulava a redução de taxas e da política fiscal para operações de requalificação naquela zona.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×