26 Fevereiro 2025

Dia Internacional da Proteção Civil assinalado com diversas iniciativas

Dia Internacional da Proteção Civil assinalado com diversas iniciativas

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, que se assinala a 1 de março, com diversas iniciativas, que vão desde ações de sensibilização, uma exposição de meios, um simulacro e o workshop “Proteção Civil e Comunicação em Crise”, que se realiza no dia 20 de março, na Casa Municipal da Proteção Civil de Coimbra. Este ano, a CM de Coimbra associa-se também às atividades promovidas pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O Dia Internacional da Proteção Civil, que se assinala a 1 de março, pretende alertar e sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental e prestar tributo a todos os seus agentes da área. A CM de Coimbra, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, vai assinalar a efeméride com um programa de iniciativas concelhias que vão decorrer ao longo do mês de março, além de se associar às atividades promovidas pela CIM-RC e pela ANEPC.

 

De 28 de fevereiro a 3 de março, a CM de Coimbra vai alocar meios de Proteção Civil para a exposição no Parque dos Silvais, em Condeixa-a-Nova, numa iniciativa da CIM-RC e da CM de Condeixa-a-Nova.

 

Já no dia 5 de março, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Coimbra vai promover ações de sensibilização em segurança rodoviária, entre a Avenida Inês de Castro e a rotunda das Lages, em articulação com a Polícia de Segurança Pública (PSP), e na Estrada Nacional 17, em Ceira, em articulação com a Guarda Nacional Republicana (GNR). O objetivo é alertar para os perigos do uso de telemóvel, condução sob o efeito de álcool e para excesso de velocidade.

 

No dia 8 de março, entre as 8h00 e as 13h00, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, os Bombeiros Voluntários de Coimbra e os Bombeiros Voluntários de Brasfemes vão participar num simulacro de acidente rodoviário na Autoestrada 13-1, entre Condeixa-a-Nova e Almalaguês. A iniciativa vai mobilizar meios, a pedido do comando sub-regional da ANEPC, e vai contar com o envolvimento de 14 ambulâncias, cinco veículos de desencarceramento, posto médico avançado do INEM e cinco viaturas de comando dos diversos corpos de Bombeiros da Região de Coimbra.

 

Por último, no dia 20 de março, na Casa Municipal da Proteção Civil de Coimbra, das 9h00 às 13h00, a CM de Coimbra vai promover um workshop sobre “Proteção Civil e Comunicação em Crise”. A ação é desenvolvida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da autarquia e pela Propress – Associação Portuguesa de Jornalistas. O objetivo passa por abordar o sistema de Proteção Civil Municipal e a comunicação nesta matéria, assim como a temática para uma comunicação profissional, desenvolvendo-se ainda casos práticos de comunicação em crise, do perímetro de ação ao teatro de operações.

 

A participação é gratuita, destinada aos agentes de proteção civil e jornalistas do concelho, e as inscrições podem ser realizadas até ao dia 14 de março, através do link https://forms.office.com/e/n8PvhRyJq9.

 

Este ano, as iniciativas integraram ainda uma ação que decorreu no Município do Sal, em Cabo Verde. No dia 20 de fevereiro, as autarquias coorganizaram a conferência “Sistema de Proteção Civil Municipal – Da articulação à Intervenção”,  no âmbito do protocolo assinado para estreitamente de laços, com foco especial na Proteção Civil. A iniciativa reuniu membros da Ilha do Sal, com funções na Proteção Civil, bombeiros municipais, fiscais municipais, representantes da Polícia Nacional e da Polícia Judiciaria, Forças Armadas, técnicos aeroportuários, bombeiros da Vinci Airports, delegação da saúde e direção de fiscalização municipal.

 

Dia Internacional da Proteção Civil | Programa Completo

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×