Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

21 Janeiro 2025

CM Coimbra celebra protocolos de cooperação para assegurar transferência de competências da Ação Social

CM Coimbra celebra protocolos de cooperação para assegurar transferência de competências da Ação Social

O Executivo municipal aprovou, na reunião de Câmara de dia 20 de janeiro, a proposta de celebração de protocolos de cooperação com cinco entidades para assegurar o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) numa parte do território, na continuidade do que tem acontecido desde a transferência de competências para a autarquia no domínio da Ação Social, em abril de 2023.

Ao abrigo da descentralização de competências no domínio da Ação Social, é a Câmara Municipal (CM) de Coimbra a entidade promotora do SAAS, que presta apoio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, incluindo beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI), além de dar resposta a situações de emergência social.

 

Tendo em conta os pressupostos legais que permitem a celebração de protocolos específicos de cooperação no âmbito do SAAS, bem como a importância e a eficiência do trabalho em parceria que já se desenvolve no território e que garante respostas céleres e de maior proximidade aos cidadãos, o Município de Coimbra adotou um sistema misto de concretização das competências em matéria de Ação Social. Desta forma, assumiu com recursos próprios o funcionamento do SAAS em cinco do total de dez territórios, contratualizando, mediante acordos específicos com Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou equiparadas, a parte restante.

 

Assim, e na continuidade do que aconteceu em 2023 e 2024, vão ser celebrados protocolos de cooperação com o Centro de Apoio Social de Souselas, a Cáritas Diocesana de Coimbra – Centro Comunitário S. José e o Centro Comunitário de Inserção, a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) – Delegação de Coimbra e o Centro de Assistência Paroquial de Santa Cruz. Estas entidades, no total, vão receber, este ano, a verba total de 468 mil euros.

 

Ao Centro de Apoio Social de Souselas vai caber uma verba de 52 mil euros, para a área de intervenção que contempla a Freguesia de Brasfemes, a União das Freguesias (UF) de Antuzede e Vil de Matos, a UF Souselas e Botão e a UF Trouxemil e Torre de Vilela. O Centro Comunitário de São José, através da Cáritas Diocesana de Coimbra, vai receber 104 mil euros para assegurar a área correspondente à UF de Eiras e São Paulo de Frades. O mesmo montante (104 mil euros) vai ser atribuído ao Centro Comunitário de Inserção, também através da Cáritas Diocesana de Coimbra, para, com quatro técnicos superiores, garantir o acompanhamento na área da Sé Nova, Almedina e São Bartolomeu, da UF de Coimbra. Santa Cruz, também da UF Coimbra, vai ficar à responsabilidade do Centro de Assistência Paroquial de Santa Cruz, com o montante de 78 mil euros. Já o acompanhamento na freguesia de Santo António dos Olivais vai ser garantido pela CVP – Delegação de Coimbra, com uma verba de 130 mil euros.

 

A autarquia, através da Divisão de Ação Social, vai assumir com recursos próprios a área de intervenção correspondente às freguesias de Almalaguês, Ceira, Cernache, São João do Campo, São Silvestre, Torres do Mondego, e ainda à UF Assafarge e Antanhol, UF Santa Clara e Castelo Viegas, UF São Martinho de Árvore e Lamarosa, UF São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e UF Taveiro, Ameal e Arzila.

 

As entidades convidadas para celebrar estes protocolos, para além de terem experiência no âmbito da intervenção social junto da população em situação socioeconómica vulnerável, desenvolveram ao longo dos últimos anos, a atividade que agora se pretende contratualizar, através de protocolos celebrados com a Segurança Social (com exceção da Delegação de Coimbra da CVP). De reforçar ainda que estas entidades têm mantido com a CM de Coimbra uma parceria no âmbito do funcionamento das Comissões Sociais de Freguesia (CSF), desenvolvendo diversas atividades de cariz social e de relevante interesse para o desenvolvimento social da população residente no concelho.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)