O primeiro workshop está previsto já para o dia 23 de maio, às 10h00, no Centro Comunitário de São José, na União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades. Já o segundo decorre no dia 26 de maio, às 10h00, na sede da União das Freguesias de Souselas e Botão. O terceiro e último do ciclo está marcado para o dia 5 de junho, às 10h00, no Recordatório Rainha Santa Isabel, na União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas.
A iniciativa é dirigida à comunidade em geral, em especial às famílias em situação de vulnerabilidade, e os workshops estão integrados num conjunto de ações que visam promover a inclusão social, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, que deve ser efetuada online, através do link https://forms.gle/oTpAs5GwzFD1brh2A ou, presencialmente, nas sedes das freguesias.
Os workshops são dinamizados pelos parceiros do Grupo de Trabalho “Habitação” da Rede Social de Coimbra, com a colaboração da Divisão de Projetos de Edifícios e Equipamentos Municipais, do Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais da CM de Coimbra.
O projeto REVERTER foi iniciado em 2022, tem a duração prevista de três anos, é cofinanciado pela União Europeia, através do programa LIFE, e procura soluções para uma renovação profunda que permita diminuir a vulnerabilidade das famílias à pobreza energética através de intervenções nos edifícios habitacionais.
O programa é gerido, no concelho, pela CM de Coimbra, através do Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais, que integra o consórcio europeu em conjunto com o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra.
O consórcio, por sua vez, é composto por 12 parceiros: Universidade Técnica Nacional de Atenas, coordenador do projeto; o Instituto de Sistemas e Robótica (Portugal), Ekodoma Ltd. (Letónia), Green Synergy Cluster (Bulgária), Fundació Europace (Espanha), Centre for Renewable Energy Sources and Saving Foundation (Grécia), B-Link (Espanha), Obshtina Brezovo (Bulgária), EKPIZO – Associação de Consumidores “A Qualidade de Vida” (Grécia), Município de Coimbra, Agência Municipal de Riga “Riga Energy Agency” (Letónia) e WIT Berry (Letónia).