6 Novembro 2019

Arrancou hoje a 7.ª edição do programa municipal de atividade física para a 3.ª idade

Arrancou hoje a 7.ª edição do programa municipal de atividade física para a 3.ª idade

O programa municipal de atividade física destinado à população sénior, intitulado “Compromisso com o Desporto Social – Atividade Física para a 3ª Idade”, arrancou esta manhã nas instalações do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ribeira de Frades. Os vereadores da Câmara Municipal (CM) de Coimbra com os pelouros do Desporto, Carlos Cidade, e da Ação Social, Jorge Alves, e o presidente da União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso, marcaram presença no arranque desta edição de um programa que tem vindo a crescer e a consolidar-se. Este ano estão já inscritas 18 instituições e 500 idosos, o que representa um aumento de participantes relativamente ao ano passado.

O vereador do Desporto da CM Coimbra, Carlos Cidade, manifestou-se “muito satisfeito” com o “crescimento do programa ao longo dos últimos anos”, que conta com cada vez mais utentes. “É uma honra e um prazer disponibilizar os nossos técnicos especializados na área da atividade física para este programa, contribuindo para a melhoria significativa da qualidade de vida de todos os participantes”, concluiu.

 

Por seu turno, o vereador da Ação Social da CM Coimbra, Jorge Alves, salientou a importância deste programa que junta as áreas sociais e de desporto da CM Coimbra e lembrou que o “desporto é fundamental em todas as idades”. “É fundamental fazer exercício físico para nos mantermos em forma, independentemente da idade”, sublinhou.

 

Esta iniciativa, implementada em 2013, tem o objetivo de promover a prática de desporto junto da população sénior do concelho, de forma a melhorar a sua condição física e psicológica e a beneficiar o seu relacionamento social e a sua autoestima. As atividades integram, este ano, cerca de 500 utentes (mais 90 do que no ano passado) e 18 instituições do concelho.

 

As aulas são conduzidas por técnicos da Divisão de Desporto e Juventude da CM Coimbra, que se deslocam às instituições para a realização de atividades terrestres e recebem os participantes nas Piscinas Municipais Rui Abreu, Piscinas Municipais Luís Lopes da Conceição e Centro Olímpico de Piscinas Municipais para a realização das atividades aquáticas.

 

As instituições participantes nesta temporada são as seguintes: Obra Social de Torre de Vilela; ANAI – Associação Nacional de Apoio ao Idoso; Centro Paroquial de Bem-Estar de Almalaguês (Centro de Dia), Centro Paroquial de Bem-Estar de Almalaguês (Lar); CELIUM – Instituição Particular de Solidariedade Social; Centro Paroquial da Pedrulha; Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, Casa dos Pobres de Coimbra; Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra; Centro de Solidariedade Social da Adémia; Lar Graça de São Filipe; Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ribeira de Frades; TaveiroComvida; Centro Social Paroquial de São João do Campo; Centro de Apoio Social de Souselas; Associação Social Cultural e Recreativa de São Paulo de Frades; Fundação Sophia e Cozinha Económica.

 

As aulas que se iniciaram hoje vão decorrer até ao próximo dia 12 de junho de 2020.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×