7 Novembro 2019

Coimbra tem projeto para inclusão de comunidades ciganas e migrantes

Coimbra tem projeto para inclusão de comunidades ciganas e migrantes

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai investir cerca de 350 mil euros no projeto “Mediadores Municipais e Interculturais”, que resulta de uma candidatura ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), tendo por isso uma comparticipação de 85% do Fundo Social Europeu. O projeto liderado pela autarquia, que terá a duração de 36 meses e visa facilitar a integração de comunidades migrantes e ciganas no concelho, terá como parceiros o Centro de Acolhimento João Paulo II e o Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola n.º 10 – CASPAE 10.

No seguimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido juntos dos munícipes residentes nos bairros municipais, bem como com as comunidades migrantes e comunidades ciganas, a CM Coimbra submeteu uma candidatura ao Projeto Mediadores Municipais e Interculturais, que foi aprovada pelo Alto Comissariado para as Migrações, IP, por delegação de competências da autoridade de gestão do POISE. Um projeto que prevê a constituição de uma Equipa Municipal de Mediação Intercultural, que facilite a integração das referidas comunidades no concelho.

 

Esta iniciativa, que começou a ser executada em maio e que “vai ao encontro das prioridades da Estratégia Nacional para Inclusão das Comunidades Ciganas e do Plano Estratégico para as Migrações”, foi apresentada numa conferência de imprensa onde participaram os vereadores Jorge Alves e Francisco Queirós.

 

Alguns dos objetivos da iniciativa são a criação de “redes de parcerias capazes de criar pontes entre cidadã(o)s e instituições, promovendo a prevenção e regulação de forma a fortalecer e desenvolver a comunidade”, de acordo com uma nota do município.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×