23 Junho 2020

Câmara apoia financeiramente instituições sociais que asseguram apoio alimentar às famílias

Câmara apoia financeiramente instituições sociais que asseguram apoio alimentar às famílias

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de segunda-feira, a atribuição de um apoio financeiro global superior a 26.000 euros a três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, no âmbito do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social (RMAAAS), mais concretamente à Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI), ao Banco Alimentar Contra a Fome de Coimbra e à delegação de Coimbra do CASA. Este apoio possibilitará que as instituições continuem a prestar apoio alimentar às famílias em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica do concelho, uma situação agravada agora pela pandemia da COVID-19, assegurando-lhes a entrega de bens alimentares e o fornecimento de refeições. Saliente-se que esse apoio alimentar imediato às famílias mais carenciadas é atualmente uma das respostas prioritárias da CM Coimbra.

O apoio foi calculado no âmbito do RMAAAS e vai ser atribuído através da celebração de contratos-programa de desenvolvimento social, que a autarquia irá assinar com as três entidades que desenvolvem atividades de cariz social e de interesse para o Município de Coimbra. A verba servirá para possibilitar que as instituições continuem a prestar apoio alimentar às famílias em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica do concelho, uma vez que esse apoio teve de ser reforçado devido à pandemia da COVID-19. Saliente-se que esse apoio alimentar imediato às famílias mais carenciadas é atualmente uma das respostas prioritárias da CM Coimbra.

 

Desta forma, a ACERSI vai receber um montante de 10.616,19 euros, que lhe possibilitará dar continuidade ao trabalho desenvolvido no Refeitório Social, assegurando que as pessoas economicamente desfavorecidas, residentes no concelho de Coimbra, tenham acesso a refeições de forma imediata. Já o Banco Alimentar Contra a Fome de Coimbra vai receber uma verba de 7600 euros, que permitirá que o Município de Coimbra continue a disponibilizar de uma instituição que possui uma organização logística profissional para a recolha e o encaminhamento de produtos alimentares, respetiva triagem e armazenagem, bem como controlo de qualidade e armazenamento em frio. Por último, a delegação de Coimbra do CASA vai receber 8500 euros, de forma a que esta instituição consiga continuar a fornecer refeições de forma imediata às pessoas economicamente mais desfavorecidas que residam no concelho de Coimbra. Todas as instituições visam, pois, contribuir para o seu bem-estar social, físico e psicológico dos cidadãos economicamente mais desfavorecidos.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×