2 Outubro 2020

CM Coimbra entrega habitações a 16 famílias com baixos recursos

CM Coimbra entrega habitações a 16 famílias com baixos recursos

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra formalizou contratos de arrendamento que permitem alojar 16 famílias com baixos recursos. O conjunto de apartamentos engloba T0, T1, T2 e T3, situados no Bairro de Celas, num prédio na Rua Bernardo Albuquerque, no “Parque Nómada” – Centro de Estágio Habitacional, no Bairro do Ingote e no Bairro da Misericórdia. “As casas têm partes importantes, as paredes, as portas, as janelas, mas quem faz os bairros são os moradores. Apelamos, por isso, aos moradores que criem boas relações de vizinhança”, salientou Manuel Machado, acrescentando que “a seu tempo”, assim que a pandemia o permita, irá visitar os bairros e as habitações e ver se tudo está a correr bem, não obstante o trabalho diário dos serviços.

“Esperamos que vocês deem o vosso contributo para que haja boas relações de vizinhança e boa qualidade de vida”, reforçou o presidente da CM Coimbra, que esteve acompanhado pelo vereador da CM Coimbra responsável pelo pelouro da Habitação, Francisco Queirós. Manuel Machado salientou a importância de mais 16 famílias passarem a ter alojamento a custo controlado, considerando, contudo, que a autarquia precisaria de dispor de muitas outras habitações para poder fazer face às necessidades. “Quem me dera poder estar a entregar hoje 500 casas”, afirmou Manuel Machado.

 

As habitações que foram entregues estão distribuídas da seguinte forma: seis no Bairro de Celas (quatro T2 e dois T3), quatro num prédio na Rua Bernardo Albuquerque (um T0, um T1 e dois T3), quatro no “Parque Nómada” – Centro de Estágio Habitacional (quatro T3), uma no Bairro do Ingote (um T3) e outra no Bairro da Misericórdia (um T1).

 

A assinatura dos contratos de arrendamento decorreu com o devido distanciamento social e no cumprimento das regras e orientações das autoridades de saúde. “Estamos nesta época difícil marcada pela pandemia COVID-19 e temos que ter cuidados especiais, mas não podemos ter medo”, referiu ainda o presidente da CM Coimbra, explicando o porquê de a cerimónia ter decorrido no Salão Nobre e com aquela disposição das cadeiras. Manuel Machado desejou, ainda, felicidades a todos os presentes e referiu que, “a seu tempo”, irá visitar todos os bairros e perceber se tudo está a correr bem.

 

O arrendamento de habitações a custos controlados inscreve-se na política solidária que tem vindo a ser desenvolvida pela autarquia e que visa o combate à pobreza e exclusão social através da promoção do acesso à habitação.

 

Recorde-se que a autarquia tem vindo a reabilitar diversas habitações sociais, designadamente no Bairro de Celas, que representa um investimento superior a 2,6 milhões de euros e que, depois de concluída, representa uma recuperação de 73% das habitações desse bairro.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×