16 Março 2021

Plano de vacinação está a “correr bem” em Coimbra

Plano de vacinação está a “correr bem” em Coimbra

O plano de vacinação em Coimbra “está a correr bem”. Os grupos de profissionais considerados prioritários na primeira fase já receberam a vacinação completa, os lares e as Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI) também – cerca de 40 instituições que representam quase duas mil pessoas – e, relativamente à população prevista nesta segunda fase, já foram vacinados, com a primeira dose, 5034 idosos com mais de 80 anos (num universo de 11.659) e 1804 pessoas com mais de 50 anos e morbilidades associadas (num universo de 7684). Esta informação foi adiantada, ontem, pelo diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Mondego, José Luís Biscaia, no decorrer da reunião do Conselho Municipal de Saúde de Coimbra (CMSC), que tinha este como um dos pontos da ordem do dia.

José Luís Biscaia fez, ontem, um ponto de situação sobre a vacinação da população do concelho de Coimbra, no decorrer da reunião do CMSC, sendo este um dos pontos que estava na ordem de trabalhos. O diretor do ACeS adiantou que, relativamente à primeira fase, “estão vacinadas todas as cotas nacionais dos vários grupos considerados prioritários, Bombeiros, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Cruz Vermelha Portuguesa”, referindo que ainda foi possível vacinar os profissionais e colaboradores do Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra, a equipa do Laboratório da Universidade de Coimbra que faz os testes e os profissionais de saúde do ACeS Baixo Mondego. “Todos esses foram vacinados no contexto do nosso ACeS e já têm as segundas doses completas”, avançou, recordando que as equipas de apoio de retaguarda nacionais foram também vacinadas em Coimbra.

 

O diretor do ACeS indicou, também, que “neste momento, os lares e ERPI estão todos vacinados. São cerca de 40 instituições com vários edifícios e que representam quase 2000 pessoas. Estão todos vacinados, os profissionais e os colaboradores, com todas as segundas doses”. Contudo, referiu, existem “algumas pontas soltas, que têm a ver com pessoas que na altura, devido a surtos, não acabaram a vacinação, mas está a ser resolvido”.

 

No que diz respeito à vacinação da população, José Luís Biscaia adiantou que essa teve início há cerca de três semanas, e é atualmente dirigida a dois grupos: os com mais de 80 anos e os que tem entre 50 e 79 anos com morbilidades identificadas.

 

José Luís Biscaia concluiu que a vacinação está a correr “bastante bem em Portugal”. “Neste momento, estamos num bom nível relativamente à Europa, no que estamos a conseguir fazer com as vacinas que temos”, salientou. “A leitura é positiva, está a correr bem”, concluiu o diretor do ACeS, relembrando a todos que “o centro de vacinação de Coimbra está instalado no Pavilhão Municipal Mário Mexia, foi criado em colaboração com a Câmara Municipal” e tem uma presença diária de cerca de 20 enfermeiros, seis médicos, três secretários clínicos e mais um conjunto de alunos internos, a tempo inteiro.

 

Recorde-se que ontem foi apresentado o Perfil Municipal da Saúde, referente à primeira fase da Estratégia Municipal de Saúde, cujo trabalho se iniciou em março de 2020, ainda antes da pandemia da COVID-19, em articulação entre a Câmara de Coimbra e uma equipa de investigação contratada do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra.

 

O objetivo da Estratégia Municipal de Saúde “é aumentar a esperança de vida, incentivar a qualidade de vida e continuar a desenvolver as políticas que permitiram, por exemplo, que Coimbra seja um dos municípios do país onde a taxa de mortalidade infantil mais reduziu no país e na Europa”, salientou Manuel Machado.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×