14 Abril 2022

Escola Básica de Antuzede foi visitada hoje depois de obras de requalificação

Escola Básica de Antuzede foi visitada hoje depois de obras de requalificação

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, visitou, esta tarde, a Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de Antuzede, depois da empreitada de requalificação de que o estabelecimento de ensino foi alvo. A visita contou ainda com a presença das vereadoras Ana Bastos e Ana Cortez Vaz, com o pelouro das Infraestruturas e Espaços Públicos e o pelouro da Educação, respetivamente, bem como do presidente da União de Freguesias de Antuzede e Vil de Matos, Diamantino Jorge.

Depois de obras de requalificação e de melhoria, foi hoje, dia 14 de abril, realizada uma visita à Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de Antuzede, com a presença do Executivo Municipal, bem como do empreiteiro responsável pela obra e da Diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, Conceição Malhó Gomes. A intervenção visou melhorar o conforto e a funcionalidade do espaço para o acolhimento dos mais de 50 alunos deste que é o único estabelecimento de educação e ensino da freguesia. As intervenções foram pensadas com o intuito de satisfazer as atuais exigências que recaem sobra a escola, na perspetiva do Centro Escolar, entendido como espaço de conforto e funcionalidade para acolhimento educativo dos alunos.

 

A intervenção passou, essencialmente, pela manutenção do edifício e pela remodelação do telheiro, onde surgiu um novo espaço de refeitório, que vai permitir que o serviço de almoços deixe de se realizar num monobloco. Este novo espaço vai contemplar uma sala de refeições, uma cozinha, caldeira e arrumo, e o seu acesso pode, agora, ser feito através do telheiro coberto. O telheiro vai funcionar também como recreio das crianças e espaço para a prática de educação física.

 

A empreitada contemplou ainda a formalização do campo de futebol e e um campo de basquetebol em pavimento de betão drenante, já que o pavimento anterior, de saibro, era inadequado para a prática deste tipo de atividades físicas. As instalações sanitárias foram também remodeladas e o projeto incluiu, ainda, a introdução de uma rampa na entrada do edifício e no acesso do recreio ao recinto exterior. Também as vedações de todo o recinto escolar foram substituídas e o portão de entrada foi recuperado.

 

Recorde-se que a obra foi entregue, em janeiro de 2021, à empresa Conimbriga – Empresa de Construções Lda., que ganhou o concurso público, representa um investimento superior a 635.000 euros (IVA incluído). Por sua vez, o projeto de execução “Requalificação da Escola do 1.º CEB de Antuzede” foi aprovado por deliberação da Câmara Municipal de 13/05/2019, sobre a informação n.º 19337 de 07/05/2019, da Divisão de Estudos e Projetos, com uma estimativa orçamental superior a 600 mil euros.

 

O Projeto de Execução de Arquitetura foi elaborado tendo como base o Estudo Prévio, Anteprojeto e as sondagens no terreno, que se refletiram na reformulação do projeto de arquitetura, durante o processo de Coordenação das Especialidades da remodelação da Escola do Ensino Básico de Antuzede. Já o projeto de construção desta escola é do Plano dos Centenários, levado a cabo pelo Estado Novo em Portugal, nas décadas 40, 50 e 60 do século XX.

 

Foi em monoblocos instalados nas instalações da Associação Desportiva de Antuzede que funcionaram as atividades letivas durante a execução da empreitada de requalificação da escola.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×