12 Setembro 2022

CM Coimbra vai regulamentar candidaturas de projetos inovadores no âmbito do #CoimbraCityLab

CM Coimbra vai regulamentar candidaturas de projetos inovadores no âmbito do #CoimbraCityLab

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, uma proposta de abertura de um procedimento com vista à elaboração do novo Regulamento #CoimbraCityLab. O objetivo é regulamentar as candidaturas de projetos que tenham por base ideias inovadoras que permitam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável do município, utilizando para o efeito as novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Aprovada a abertura do procedimento terá agora início um período de 10 dias úteis para constituição de interessados e apresentação de contributos.

“O #CoimbraCityLab, que surge como uma das soluções para a prossecução de uma estratégia de cidade inteligente, nomeadamente ao nível de adoção de novas metodologias de trabalho, apresenta a cidade como um laboratório vivo de inovação tecnológica, constituindo-se como um espaço de experimentação e inovação, que inclui processos de (co)criação, prototipagem, validação e teste de novas soluções em contexto real”, lê-se na informação técnica dos serviços municipais, que propõem a criação de um novo regulamento municipal.

 

Este novo regulamento, para além de definir o #CoimbraCityLab como uma iniciativa do Município de Coimbra, tem como objeto, também, regulamentar as candidaturas de projetos que tenham por base ideias inovadoras que permitam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável do município, utilizando para o efeito as novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

 

Os objetivos são “promover a sustentabilidade energética e o combate às alterações climáticas; contribuir para o cumprimento das metas e orientações europeias, ao nível da redução da emissão de gases com efeito de estufa, da redução do consumo de energia proveniente de fontes fósseis e da produção de energia a partir de fontes de origem renovável; promover a eficiência dos transportes urbanos; promover a descarbonização e, consequente, melhoria da qualidade do ar; promover as boas práticas a nível da saúde e do ambiente; promover a sustentabilidade hídrica; dinamizar a economia local e projetos sociais locais”, pode ler-se no projeto de regulamento.

 

Recorde-se a CM Coimbra levou o #CoimbraCityLab ao Portugal Smart Cities Summit 2021, que decorreu de 16 a 18 de novembro do ano passado na FIL. Um projeto que apresenta a cidade como um laboratório vivo de inovação tecnológica, composto por uma comunidade inteligente que acolhe e apresenta ideias, soluções e respostas na área da transformação digital e da sustentabilidade, promotoras do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos.

 

O #CoimbraCityLab acolheu já alguns dos projetos selecionados no concurso “The Future City Challenge”, uma competição promovida, desde 2021, pelo Fikalab, laboratório de inovação da Critical Software, que contou com o apoio da CM Coimbra, do Centro de Ecologia Funcional, do Nest Collective, do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra e da Escola Superior Agrária e do Instituto Superior de Engenharia, do Politécnico de Coimbra. Um dos exemplos é o projeto “Luxifer”, uma solução que controla a iluminação pública LED, que foi o vencedor da primeira edição do concurso, e que deu origem ao “FlexIP”, uma solução que controla a iluminação pública LED. Um projeto piloto que traz diversas vantagens para o município, principalmente pela alteração da tecnologia existente por outra mais eficiente e redução de consumos elétricos e custos na ordem dos 60% e que começou a ser instalado na Quinta de S. Jerónimo, em julho deste ano, numa fase de testes.

 

A proposta aprovada na reunião do executivo municipal de hoje consiste, pois, na abertura do procedimento com vista à elaboração do novo regulamento que dá início à participação procedimental, podendo os interessados, pelo período de 10 dias úteis, constituírem-se como tal e apresentarem, por escrito, os seus contributos para a modificação do regulamento.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×