17 Novembro 2022

CM de Coimbra quer pedonalizar Avenida João das Regras

CM de Coimbra quer pedonalizar Avenida João das Regras

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra quer pedonalizar a Avenida João das Regras, na margem esquerda do rio Mondego, medida prevista na Estratégia de Reabilitação Urbana de Santa Clara, que foi apresentada na última reunião do executivo de 14 de novembro.

O documento, que estará em discussão pública até 14 de dezembro, aponta para várias intervenções de grande envergadura para Santa Clara, nomeadamente a construção de novas travessias pedonais sobre o Mondego, incluindo uma dedicada apenas a transportes públicos que desse continuidade à Rua dos Oleiros, na Baixa de Coimbra, na margem direita do rio.

 

Questionada pela agência Lusa no final da reunião do executivo, a vereadora com a pasta do Urbanismo, Ana Bastos, elencou a pedonalização da Avenida João das Regras como uma das intervenções mais prioritárias, salientando que se tem empenhado nesse projeto.

 

“Tenho estado em conversações com a Universidade de Coimbra, visto que o projeto pressupõe o desvio da via rodoviária para junto do Estádio Universitário e vai interferir com terrenos da Universidade. Há abertura da Universidade de Coimbra”, realçou. Segundo a responsável, o desvio do trânsito tem como principal entrave “o campo de jogos de relvado sintético, que teria sempre de ser transferido para outro local”, já que as edificações ali presentes podem ser integradas no projeto.

 

Ana Bastos realçou também a pretensão da CM de Coimbra de retirar os Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) da Guarda Inglesa e levá-los para “um espaço mais periférico”, até para permitir àqueles serviços “crescerem” e terem melhores instalações. “Estamos a procurar localizações alternativas, mas carece sempre de terrenos de grande área, o que não é fácil de encontrar na cidade. Mas não gostaria de abandonar essa ideia”, referiu. Questionada sobre qual o possível uso futuro daqueles terrenos, a vereadora apontou para uma ocupação “multifuncional”, com espaços de lazer públicos, mas também aberto a iniciativa privada, tal como irá acontecer na outra margem do rio.

 

A ampliação da área sul da margem esquerda do Parque Verde até à Lapa dos Esteios, a introdução de um meio mecânico entre a cota alta e baixa de Santa Clara, o desenvolvimento da zona urbana a sul da rotunda das Lajes e a criação de zonas de miradouro na encosta de Santa Clara são outras das operações previstas no documento.

 

A Operação de Reabilitação Urbana simples de Santa Clara permitirá também incentivar a reabilitação do edificado por parte dos privados.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×