29 Novembro 2022

Intervenção inicial da vereadora Ana Cortez Vaz | Reunião de Câmara, 28 de novembro

Intervenção inicial da vereadora Ana Cortez Vaz | Reunião de Câmara, 28 de novembro

Intervenção da vereadora da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Ana Cortez Vaz, no período Antes da Ordem do Dia da Reunião de Câmara de 28 de novembro. Ana Cortez Vaz abordou as várias atividades que têm decorrido no âmbito da iniciativa “Novembro – Mês da Rede Social”.

 

Intervenção na íntegra:

 

Está a decorrer entre 2 de novembro e 29 novembro de 2022, a iniciativa “Novembro – Mês Da Rede Social de Coimbra”.

 

Durante este mês está a ser realizado um conjunto de iniciativas com a participação dos parceiros da Rede Social de Coimbra dos mais diversos campos de ação.  As iniciativas coordenadas pela Divisão de Intervenção e Ação Social da CMC, estão a envolver as entidades dos 8 Grupos de Trabalhos temáticos da Rede Social de Coimbra, designadamente Crianças e Jovens, Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência, Migrantes, Pessoas em situação de sem-abrigo, Pobreza e Exclusão Social, Saúde e Rede Social e Comunidade.

 

  • Do amplo programa, destaque para a realização, no dia 25 de novembro, na sexta-feira passada, data em que se comemoraram os 19 anos da Rede, do Encontro da Rede Social de Coimbra, o qual contou com a presença de representantes de cerca de 120 entidades.
  • O programa de atividades iniciou-se no dia 2 de novembro com a realização do Plenário do Conselho Local de Ação Social de Coimbra – CLAS/C.
  • Entre os dias 3 a 14 de novembro e em estreita colaboração com o Grupo Laço Azul, decorreu a Exposição “Convenção sobre os Direitos da Criança”.
  • No dia 8 realizou-se a Tertúlia: Criança Hoje… estratégias e desafios.
  • No dia 10 foi efetuada a Apresentação pública da Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Coimbra – CoMPIC.
  • Dia 18 decorreu o Encontro: Habitação, Pobreza e Exclusão Social: Realidades e Desafios.
  • Dia 24 realizou-se a Ação de sensibilização e rastreio para as Infeções Sexualmente Transmissíveis – Mais vale saber que esconder. Teste-se!
  • Este vasto programa de atividades no âmbito da iniciativa NOVEMBRO MÊS DA REDE SOCIAL DE COIMBRA terminará amanhã, dia 29, com a realização de uma Ação de formação/informação: Procura Ativa de Emprego.

 

A iniciativa “Novembro – Mês Da Rede Social de Coimbra” está a ser uma oportunidade para os atores sociais locais, por um lado, partilharem e validarem experiências e boas práticas e, por outro lado, terem acesso a respostas a desafios, necessidades e expetativas que se impõem em matéria de intervenção social local.

 

Permite ao mesmo tempo que de forma ativa e coordenada se trabalhe em prol do desenvolvimento social local, dinamizando novas formas de conjugação de esforços com vista a uma maior e melhor inclusão, integração e capacitação.

 

A possibilidade de consertar atividades, rentabilizando os recursos promove uma maior eficácia no apoio prestado aos munícipes e permite chegar mais facilmente ao público-alvo mais frágil e mais exposto a situações de risco, daí que seja tão importante manter estas ações como forma de aproximar também as entidades e valorizar o trabalho desenvolvido pelas mesmas. O mês da Rede Social é também uma forma de reconhecimento e agradecimento a todos quantos se empenham diariamente no combate aos problemas sociais.

 

Informo ainda que numa próxima reunião do Executivo da CM de Coimbra será apresentado um relatório de execução desta iniciativa com uma descrição mais pormenorizada de cada uma das iniciativas.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×