24 Janeiro 2023

CM de Coimbra aciona Plano Municipal de Contingência para pessoas em situação de sem-abrigo perante tempo frio

CM de Coimbra aciona Plano Municipal de Contingência para pessoas em situação de sem-abrigo perante tempo frio

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai acionar hoje, dia 24 de janeiro, a partir das 18h00, o Plano Municipal de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo perante o tempo frio, face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para uma descida acentuada dos valores de temperatura nos próximos dias. O documento, elaborado pela Divisão de Ação Social (DASo) e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), foi aprovado pelo presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, no passado dia 19 de janeiro.

O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, aprovou, no passado dia 19 de janeiro, o Plano Municipal de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo perante o tempo frio e tempo quente. Face às previsões do IPMA da descida acentuada dos valores das temperaturas nos próximos dias, que originaram o alerta amarelo para o distrito de Coimbra, a autarquia vai acionar hoje, dia 24 de janeiro, a partir das 18h00, o Plano Municipal de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo perante o tempo frio.

 

O objetivo deste Plano, elaborado em estreita articulação pela DASo e pelo SMPC, passa por “descrever a estrutura e a coordenação de ações de resposta, de âmbito municipal, a gestão operativa, bem como a forma de mobilização e ativação dos recursos existentes de apoio social à população em situação de sem-abrigo, face à ocorrência de períodos de tempo frio e de tempo quente”.

 

Estão ainda envolvidos no Plano, o Departamento de Ação e Habitação Social, a Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, os Bombeiros Voluntários (BV) de Coimbra e os BV de Brasfemes, o Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra e as Equipas de Rua, Centros de Abrigo e restantes entidades que integram o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Coimbra (NPISA/C). Uma vez que a população abrangente do programa tem maior incidente na zona urbana da cidade, também as Juntas de Freguesia de Santo António dos Olivais, a União de Freguesias de Coimbra, a União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e a União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas estão envolvidas no Plano.

 

O Plano Municipal de Contingência perante o tempo frio é ativado quando se registam valores mínimos de temperatura diária igual ou inferir a 1ºC, durante dois dias consecutivos.

 

Devido à situação meteorológica, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para os potenciais riscos, nomeadamente “intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação em habitações onde se utilizem aquecimentos como lareiras e braseiras”, assim como para incêndios devido à “má utilização de lareiras e braseiras ou de avarias em circuitos elétricos”. A ANEPC pede igualmente especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo. Lembra-se ainda que o impacto destes efeitos pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados, nomeadamente evitar a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura.

 

Consulte aqui o Programa de Ação de Contingência para sem-abrigo perante vagas de frio.

 

Conheça as recomendações da Direção-Geral da Saúde sobre os cuidados a ter durante o tempo frio e seco: https://www.sns24.gov.pt/guia/proteja-se-contra-o-frio/

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×