26 Janeiro 2023

CM de Coimbra é “Autarquia Mais Familiarmente Responsável” e “Autarquia Amiga das Famílias”

CM de Coimbra é “Autarquia Mais Familiarmente Responsável” e “Autarquia Amiga das Famílias”

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra recebeu hoje, dia 26 de janeiro, no auditório da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais, a bandeira de Autarquia Mais Familiarmente Responsável. Na cerimónia da distinção, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), esteve presente a vereadora da Ação Social, Ana Cortez Vaz. Este ano, pela primeira vez, o Município de Coimbra vai receber, adicionalmente, o certificado de “Autarquia Amiga das Famílias”.

Em 2008 a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN) criou o OAFR para acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar. O reconhecimento do Município de Coimbra, relativo a 2022, justifica-se pelas suas políticas orientadas para as famílias, de modo a garantir-lhes o pleno exercício das suas responsabilidades e competências, de forma a prevenir situações de risco e de vulnerabilidade.

 

O reconhecimento pelo trabalho efetuado pela CM de Coimbra levou a que, desde 2010, a CM de Coimbra tenha sido distinguida com a Bandeira com Palma, por ter recebido o prémio três ou mais anos consecutivos. Este ano, pela primeira vez, o Município de Coimbra vai receber, adicionalmente, o certificado de “Autarquia Amiga das Famílias”, após ter aderido, em dezembro do ano passado, à Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família, que agrega 80 municípios de oito países.

 

A entrega de bandeiras às autarquias distinguidas em 2022 e a entrega de diplomas às autarquias pertencentes à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias contou com a presença da vereadora da Ação Social, Ana Cortez Vaz. A iniciativa contou ainda com um painel de debate composto pela presidente da APFN, Rita Mendes Correia, pelo presidente da Fundação Millennium BCP, António Monteiro, por uma representante do OAFR, Rosário Carneiro, pelo secretário-geral da ELFAC, Raul Sanchez, pela presidente da ELFAC, Regina Maroncelli, e pelo membro do Conselho Diretivo e representante da ANMP, Nuno Moita.

 

A REAAF procura promover uma cultura subsidiária da família, construir uma aliança em favor das famílias entre sociedade civil, municípios e empresas, trabalhar com instituições europeias estratégicas para promover a integração familiar e uma visão holística das políticas familiares, além de incentivar o intercâmbio de boas práticas, amizade e saber fazer, melhorar a mobilidade, combater a pobreza económica e cultural e apoiar os municípios na introdução de políticas familiares inovadoras para criação de um padrão comum e compartilhado de serviços e benefícios familiares de qualidade.

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×