14 Fevereiro 2023

CM de Coimbra dá parecer favorável a estatuto de utilidade pública à Associação ATLAS

CM de Coimbra dá parecer favorável a estatuto de utilidade pública à Associação ATLAS

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na reunião do Executivo de ontem, dia 13 de fevereiro, o parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação de Cooperação para o Desenvolvimento (ATLAS). Com sede em Coimbra, a ATLAS atua em várias cidades portuguesas e em países em desenvolvimento, no âmbito do apoio e da cooperação para o desenvolvimento dos povos ou de qualquer grupo desfavorecido, através de programas gerais ou setoriais e de ações concretas que privilegiam o desenvolvimento humano sustentável e a erradicação da pobreza.

Na sequência da solicitação da ATLAS, o Executivo municipal aprovou o estatuto de utilidade pública desta Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, com sede em Coimbra, que atua em todo o território nacional com ênfase no concelho, através de programas e de projetos de cariz social, cultural, ambiental e cívico, nomeadamente o “Projeto Velhos Amigos” e o “Projeto Amigos em Casa”. O processo segue, agora, para Conselho de Ministros.

 

O “Projeto Velhos Amigos” consiste no acompanhamento de idosos em situação de isolamento social e/ou carência económica. Por outro lado, o “Projeto Amigos em Casa” consiste no apoio de recuperação de espaços habitacionais degradados de idosos em situação de isolamento social e carência económica, mobilizando voluntários e a sociedade civil. Para além destes projetos, importa realçar ainda outras iniciativas, designadamente, a Academia do Desenvolvimento, Por uma Europa sustentável para Todos e Todas, Internacional Development Summer Course, Projeto Plataformas Unidas, Pair UP! Programa de Aprendizagem entre Pares e Semana da Educação Global; Sustentare – Programa de Apoio à Sustentabilidade das Associadas.

 

Recorde-se que a ATLAS é uma entidade parceira do Conselho Local de Ação Social de Coimbra, desde 13 de julho de 2012, e membro da Comissão Social de Freguesia (CSF) de Santo António dos Olivais, integrando o Plenário desta CSF.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×