A assinatura do protocolo é um dos momentos previstos para o dia 6 de novembro, no âmbito da iniciativa Mês da Rede Social de Coimbra. O programa tem início às 9h30, com as intervenções da vereadora da Ação Social e presidente do Conselho Local de Ação Social, Ana Cortez Vaz, e do diretor de Departamento de Ação Social e Habitação da CM de Coimbra, Francisco Rodrigues. Segue-se um debate sobre a intervenção “Adições um tema constantemente atual” de Emídio Abrantes, coordenador da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências da ARSC. Já pelas 10h45 vai ser apresentado o Guia de Recursos da RIAC, por Mariana Lima, da Divisão de Ação Social da CM de Coimbra.
A assinatura do protocolo institucional com os representantes das instituições do Núcleo Operativo da RIAC vai acontecer logo de seguida. O protocolo será celebrado entre o Município de Coimbra, Cáritas Diocesana de Coimbra, Instituto da Segurança Social, I.P., Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), Polícia de Segurança Pública (PSP), Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco em Crianças e Adolescentes (IRREFREA), Centro Integrado de Apoio Familiar de Coimbra (CEIFAC), Associação Nacional de Apoio a Jovens (Anajovem) e Associação Existências.
As entidades signatárias comprometem-se a realizar o diagnóstico local sobre o fenómeno das adições, como contributo para o diagnóstico da Rede Social e base de planificação da sua atividade; a identificar e mobilizar os recursos necessários à resolução do problema; a planificar as atividades nesta área, através da construção de um plano de ação para conjugação de esforços e rentabilização de recursos; e, ainda, a elaborar relatórios de atividades anuais e a apresentar relatórios anuais de avaliação e evolução dos planos de ação em curso.
Pretende-se envolver os parceiros no sentido de potenciar sinergias para Coimbra se tornar um município mais amigo dos seus munícipes, mais saudável, em que as pessoas optem por caminhos seguros e em que saibam onde procurar apoio necessário e adequado para combater as suas adições, explica-se na informação técnica.
Para além de se promover a articulação entre as entidades públicas e privadas, visando a conjugação e rentabilização de recursos, as entidades acordam, também, em promover ações de sensibilização e educação para as questões da prevenção e intervenção relativamente à temática das adições e contribuir para assegurar a implementação e monitorização da RIAC, de modo articulado, permanentemente, com a atividade com a Rede Social.
A sessão de encerramento, marcada para as 11h30, vai contar com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva.
Programa completo de ‘Novembro | Mês da Rede Social de Coimbra’ aqui.