18 Março 2024

Bombeiro Paulo Costa venceu a prova de resistência “Elite Internacional Quebra Costas”

Bombeiro Paulo Costa venceu a prova de resistência “Elite Internacional Quebra Costas”

A primeira prova “Elite Internacional Quebra Costas 2024”, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CBSC), realizou-se no passado sábado, no Quebra Costas, e contou com a participação de cerca de 500 bombeiros de cinco nacionalidades: portuguesa, espanhola, francesa, brasileira e inglesa. O bombeiro da CBSC, Paulo Costa, voltou a ser o grande vencedor da prova, com o tempo de 2’42 minutos. Em segundo lugar, ficou o bombeiro da Corporação de Aix-en-Provence, Guillaume Palous, com o tempo de 2’56 minutos, seguido de Daniel Fonseca, dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Paiva, com o tempo de 2´58 minutos.

Paulo Costa já tinha sido o grande vencedor da primeira edição do evento, no ano passado, ainda com a prova a assumir um cariz nacional. O bombeiro dos Sapadores de Coimbra venceu, na altura, com um tempo de 3´01 minutos. Este ano, Paulo Costa voltou a levar o troféu para casa. O bombeiro subiu o Quebra Costa com cerca de 30 quilos de peso, cumprindo o trajeto entre o Arco de Almedina e a Porta Férrea em 2,42 minutos. Já a grande vencedora da prova, nos femininos, foi Rita Lopes Domingues, do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, que cumpriu o trajeto em 4,05 minutos.

 

Relativamente a equipas, os grandes vencedores foram os Bombeiros Sapadores de Coimbra, que alcançaram o primeiro, o quarto e o décimo lugar. A equipa dos Bombeiros Sapadores de Gaia conquistou o segundo lugar, enquanto o Regimento de Sapadores de Bombeiros do Porto conseguiu a terceira posição. No que diz respeito aos femininos, a corporação de Guimarães foi a grande vencedora, seguida de Freamunde e de Lousada.

 

A prova de resistência, que deu continuidade à iniciativa “Bombeiro de Elite”, assumiu, este ano, um carater internacional. A iniciativa, que desafiou os participantes a fazerem um percurso de 500 metros entre o Arco de Almedina e a Universidade, equipados devidamente com o Equipamento de Proteção Individual (EPI), contou com a participação de 500 bombeiros de cinco nacionalidades, representando 94 corporações de Portugal continental (461 bombeiros) e uma da Madeira (1 bombeiro), equipas de Espanha (Salamanca e de Santiago de Compostela, no total de oito), França (uma equipa de cinco de Aix-en-Provençe), do Brasil (17 de Fortaleza) e participação individual de um bombeiro do Reino Unido.

 

Os participantes percorreram, em contrarrelógio, um percurso de 500 metros, a famosa subida do Quebra Costas, com um desnível positivo de 113 metros e um declive médio de sensivelmente 14,1%, equipados com casaco e calças de combate a incêndios urbanos, botas de incêndio urbano e industrial, cogula (devidamente colocada e mantida até ao final da prova), luvas, capacete, máscara e aparelho respiratório (ARICA), o que representa cerca de 30 quilos em equipamento. O grande objetivo era destronar o vencedor da primeira edição, de carater nacional, o Bombeiro Sapador de Coimbra Paulo Costa. E foi o próprio bombeiro a superar o seu tempo, conseguindo fazer o percurso em menos de 19 segundos relativamente ao ano passado.

 

Os participantes foram divididos em sete escalões (feminino e masculino): 18 a 29 anos; 30 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos e + de 60 anos.

 

Esta foi uma oportunidade para os bombeiros testarem os seus limites pessoais e coletivos, mas foi também um dia de festa, de troca de experiências e de convívio entre as corporações de bombeiros, fora dos momentos de alto desgaste e de stress inerentes à profissão arriscada e exigente de Bombeiro.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×