19 Março 2024

CM de Coimbra assinala Dia Mundial da Árvore com várias iniciativas

CM de Coimbra assinala Dia Mundial da Árvore com várias iniciativas

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai assinalar o Dia Mundial da Árvore, na quinta-feira, dia 21 de março, com um programa que conta, a partir das 9h30, com a apresentação de uma ação de voluntariado de remoção de espécies invasoras no futuro Bosque dos Loios (iniciativa prevista para o dia 24 de março), uma plantação de 34 sobreiros na Quinta de S. Jerónimo, numa atividade conjunta entre a autarquia e a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, e uma visita ao local das plantações previstas para reforço da estrutura arbórea da Avenida António Ferrer Correia, com a Metro Mondego. O programa termina com a assinatura do contrato de cooperação entre a Câmara Municipal e o Instituto Superior de Agronomia (ISA) para a gestão científica do arvoredo de Coimbra.

 

O programa do Município para celebrar o Dia Mundial da Árvore tem início às 9h30 com a apresentação de uma ação de voluntariado de remoção de espécies invasoras no futuro Bosque dos Loios, que vai decorrer no próximo domingo, dia 24 de março, das 9h00 às 13h30, no Bosque dos Loios. O ponto de encontro para esta apresentação é a praceta de retorno ao fundo da Rua José dos Santos Bessa. A ação de voluntariado é organizada pela CM de Coimbra, a Invasoras.pt, o Jardim Monte Formoso e a Milvoz, e as inscrições devem ser efetuadas por correio eletrónico para o endereço parquesejardins@cm-coimbra.pt ou por telefone, no horário entre as 8h30 e as 16h30, para o número 239 496 816.

 

O programa prossegue, pelas 10h30, com a iniciativa “Sobral da ULS Coimbra”, levada a cabo pela ULS Coimbra e pela CM de Coimbra. A iniciativa consta na plantação de 34 sobreiros na Quinta de S. Jerónimo, um por cada unidade da ULS Coimbra.  A plantação será realizada por profissionais de saúde de todas as unidades de saúde da ULS Coimbra. Após a plantação, o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e o presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, Alexandre Lourenço, descerrarão a placa comemorativa da iniciativa. O ponto de encontro é junto ao auditório da Quinta de S. Jerónimo.

 

Uma hora depois, pelas 11h30, está prevista uma visita ao local das plantações de reforço da estrutura arbórea da cidade de Coimbra, na Avenida António Ferrer Correia, realizadas no âmbito do protocolo assinado entre a autarquia e a Metro Mondego. Recorde-se que este protocolo define a plantação de 608 árvores em terrenos públicos municipais, em três locais específicos: 436 árvores na ribeira do Vale das Flores; 106 em quatro espaços da rua António Ferrer Correia; e outras 66 árvores na zona da Solum. O ponto de encontro para esta iniciativa é na ligação pedonal entre a via Ferrer Correia e a Rua da Quinta da Portela.

 

A última iniciativa está programada para as 12h30, na Sala de Sessões da Câmara Municipal. Trata-se da assinatura de um contrato de cooperação entre a CM de Coimbra e o ISA para a gestão científica do arvoredo de Coimbra. O protocolo visa a prestação de serviços de assistência técnica e científica para a quantificação de biodiversidade e de serviços de ecossistemas prestados pelo arvoredo urbano, no âmbito da gestão do arvoredo na Câmara Municipal. O processo, que foi aprovado na reunião do Executivo de ontem, dia 19 de março, implica uma despesa de 46.250 mil euros e tem um prazo de execução de 360 dias.

 

Importa relembrar que Coimbra é das poucas cidades portuguesas a ter um Cadastro do Arvoredo Urbano, apresentado no ano passado, uma ferramenta essencial na gestão nesta área. A Câmara Municipal vai, assim, recorrer à competência dos serviços do ISA (que, para além da experiência nesta matéria, efetuou trabalhos similares em Lisboa e Cascais, por exemplo) para quantificar os serviços de ecossistema que proporcionam as árvores de arruamento da cidade, para a totalidade dos indivíduos existentes, com base nos dados já recolhidos pela autarquia, incidindo sobre vários componentes, nomeadamente relacionados com a atmosfera, os efeitos hidrológicos e a remoção de poluentes.

 

Anexos

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×